As festas de final de ano parecem estar há anos de distância para quem está com a agenda lotada de trabalho e estudos até o fim de dezembro, porém, para quem se dedica a publicidade e ao comércio, o Natal já chegou faz tempo e trouxe com ele o período de vendas mais intenso e esperado do ano. Na busca pelo melhor faturamento, as lojas de todo o mundo apostam em propagandas que trabalham com o Natal e o Reveillon das mais diversas formas, normalmente com o objetivo de emocionar os consumidores, apostando nas emoções.

A loja de departamentos britânica John Lewis não foge disso e, em busca de atingir mais clientes a cada ano, se tornou tradição quando o assunto são campanhas publicitárias para o período natalino. Os consumidores passaram a aguardar o filme de cada ano com expectativa, desde 2011, ano em que a marca lançou o “The Long Wait”, comercial que deu início a uma série de produções impactantes lançadas todo novembro pela John Lewis.

Os comerciais trabalham o consumo idealizado pela loja de uma forma discreta, colocando as emoções das personagens e do telespectador em destaque nos filmes, por meio de histórias de gratidão. As personagens principais normalmente são crianças ou animais e apresentam mensagens características do fim do ano, como “Give someone the christmas they’ve been dreaming of” (dê a alguém o natal com o qual ela vem sonhando), destaque de 2014 e “Show someone they are loved this christimas” (dê a alguém o natal que ela nunca vai esquecer), sentido criado para 2015.

Além disso, os comerciais não possuem diálogos, trazendo músicas como clássicos dos Beatles, cantados por outras vozes em versões especiais para a John Lewis, tornando universal a linguagem das pequenas histórias narradas nas campanhas.

Em 2017, a marca manteve suas tradições, apostando na campanha “Moz the Monster”, na qual uma criança vira amiga do bicho-papão que vive embaixo de sua cama ao som de uma versão de “Golden Slumbers”, dos Beatles, gravada pela banda britânica Elbow.

Junto com a publicidade principal, foram criadas outras estratégias de venda, como o lançamento do making off oficial da produção, uma versão do filme narrada em forma de “história para dormir” e a oferta de vários produtos com o Moz estampado para venda na loja.

Assista todas as campanhas da John Lewis no canal oficial da loja no Youtube.