Chrystèle Vuillemin, mais conhecida como Yllya, é uma ilustradora freelancer e uma artista de quadrinhos francesa. Seu pseudônimo, segundo ela conta ao site Simples Obre Chic, surgiu depois de seus amigos se sentiram incomodados pelos fato de suas autorias não levarem seu nome, então ela resolveu adotar “Yllya” pois todos os seus quadrinhos começavam com “Existe…” (em francês, Il y a).

Vuillemin também afirma que sempre teve o desejo de fazer quadrinhos, mas ao invés de estudar desenho, seguiu o caminho das línguas, mais especificamente a língua japonesa, pois é grande fã do Japão, temendo que a iniciativa de ilustradora não desse certo. Porém, percebeu que não era aquilo que gostaria de fazer, apesar de ter sido uma experiência boa. Passou, então, a enviar seus quadrinhos para várias editoras, até que conseguiu uma resposta e, como seu trabalho visava um público feminino, estudou sobre moda e tendências, criou um blog onde postava suas criações, até que foi descoberta por um roteirista que lhe ofereceu a história de uma personagem: Marie-Lune. Eles propuseram para a editora e funcionou.

Resultado de imagem para marie-lune

Marie-Lune, a personagem fashionista de Illya

A série de quadrinhos da Marie-Lune foram lançados em 2009, em colaboração com Sylvia Douyé (roteiro) e Fleur.D (cor), dois anos após sua primeira publicação, intitulado “Je colorie le Royaume des Fées”.

Em 2016, a autora começou uma série de webcomic em seu Instagram sobre sua vida familiar e suas experiências como mãe, já que possui uma filha de 3 anos de idade. A ideia surgiu após sua família ficar presa em um elevador, situação que a deixou um pouco em pânico, mas sua filha achou que era algum tipo de jogo, e seu marido permaneceu estoico, agiu normalmente diante da situação. Após algumas semanas, ela postou outra tirinha sobre uma conversa entre ela e seu marido sobre o cabelo da filha, e as pessoas gostaram, foi então que iniciou a série.

O bacana é que todas/os podem se identificar com as pequenas histórias do cotidiano dessa família, mesmo que ainda não tenham se tornado mães ou pais, ao se lembrar de suas histórias de infância ou até vivenciado com outros familiares.

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Espere! É hora de ir para a cama!” “Nãããão!”/1h depois/…/”Sinto falta dela…” “Essa Síndrome de Estocolmo…”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Pessoal, hoje a noite é noite da pizza!” “Wouhou, noite da pizza!”/”Pizza é nojento…”/…/”Isto é para lhe informar gentilmente de que o produto incluído não atendeu das expectativas”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Eu levo isso, mamãe!” “OK”/ “Você está bem? Precisa de ajuda?” “NÃO!”/ “Eu não preciso de ajuda! Sou uma menina grande agora!” “Essa é a coisinha mais fofa e teimosa de todas” “Eu tirei uma foto”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Papai?” “Sim, querida?”/”Eu te amo!”/ “Aaaaw! Eu também te amo querida!”/”Regra de paternidade 362: cuidade com os abraços por trás”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Olha, eu entendo que você não quer que ela fique doente, mas ela mal pode se mover!” “Ela pode se mover totalmente! Querida, mostre ao papai como você consegue se mover”/”Viu?”/Tumb/”Ok… Talvez eventualmente eu possa remover o cachecol” “AJUDE! I NÃO CONSIGO ME LEVANTAR!!!”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Antes do bebê”/”Depois do bebê”/…/”Mamãe, Sorbet está estranho de novo!” “Vou te matar primeiro…”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“Ok, ela está brincando com um amigo!”/”É hora da mamãe…”/”…Descansar…” “Mamãe?”/”Mamãe, mamãe, mamãe…” “Não se mexa, mamãe, não se mexa! Ela vai se cansar primeiro!”

I Draw A Webcomic About Family And Parenting On Instagram

“BWAAAGRH”/”Eu acho que ela está doente…”/”Ok, você pode ficar com a gente hoje à noite”/”Você está dormindo? “NÃO”

Confira outros quadrinhos e mais sobre o trabalho de Yllya em seu Instagram, Facebook, Tumblr e DiviantArt.