Na última quarta-feira (01/11), às 14h, aconteceu a Mostra de Videoclipes do 3° ano do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), organizada pelo professor Doutor Paulo Negri.

O evento foi a conclusão da disciplina de Rádio e Tv, em que o objetivo principal era que trios de alunos fizessem videoclipes de músicas até então não produzidas em formato de imagem em movimento.

Paulo inaugurou a tarde de exibições parabenizando toda a turma pelas produções e citando os desafios e acertos que todos enfrentaram, para ele, o comprometimento, as soluções técnicas, artísticas e comunicacionais foram motivo de orgulho. O professor ainda aconselhou a turma em tom de brincadeira: “Reclamem menos”, comentando sobre os problemas e estresses ocorridos até a entrega final. Ainda em comemoração, o aluno Gabriel Seabra realizou uma ação da marca RedBull, distribuindo a bebida para todos os presentes em uma “dose extra de disposição para o dia”.

Nove grupos se apresentaram na mostra, trazendo ritmos como pop, jazz, eletrônico, rock, entre outros, representados por bandas de locais de Maringá e outras regiões do Brasil, além do grupo norte-americano The Billy Jones Band. Cada um dos trabalhos tinha uma exigência técnica a ser cumprida como forma de avaliação, como, por exemplo, filmagens em plano sequência ou cenas em câmera parada.

Durante a exibição de cada grupo, os membros contaram como foram as experiências de gravação e edição vividas por eles: as dificuldades da maioria apareceram nos momentos pré-gravação, para encontrar as locações e filmagens ideais e também para definir as melhores datas de acordo com os músicos e atores que protagonizaram as imagens. Foi o caso do grupo que exibiu o videoclipe da música Roseira”, da cantora Amanda Minari, que mora no estado de São Paulo e tinha apenas uma data disponível para a gravação, o que fez com que todos os envolvidos tivessem que se adaptar a restrição.  Confira abaixo a música que originou a composição:

Além disso, alguns acadêmicos relataram que o período de pós-produção se tornou um desafio pelas dificuldades em lidar com o programa de edição de forma a atingir o resultado final desejado.

As exigências propostas pelo Professor Paulo também foram destaque nos trabalhos. Os grupos usaram elas a favor das gravações, criando cenários e efeitos que fizeram toda a diferença para levar o telespectador a se encantar pelas obras. Foi esse o caso de Phill, Jéssica e Gabriela, que transformaram a obrigação de usar o plano sequência em protagonista de seu vídeo lotado de elementos circenses e do último grupo a participar, composto pela Beatriz, a Giuliana e o Heitor, eles usaram a técnica do caleidoscópio para dar destaque a suas imagens, que aparecem na filmagem abaixo.

Para entender um pouco melhor do sentimento dos acadêmicos para a produção, conversamos com o Gabriel Seabra, que produziu seu vídeo com o Mikhael Martins Theodoro e a Gabriela Faria, e nos contou um pouco de como foi essa experiência gravando com a banda Comsequência, dentro do curso. Confira no áudio a seguir:

O evento chegou ao fim com uma salva de palmas a todos os acadêmicos, que mostraram todo o talento e empenho da turma em imagens que surpreenderam pela beleza, criatividade e profissionalismo.