As últimas semanas dos alunos do primeiro ano de Comunicação e Multimeios foram de apresentação de projetos de pesquisa na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A atividade referente a matéria do primeiro bimestre da disciplina de Iniciação à Pesquisa em Comunicação e Multimeios, ministrada pela professora Mestra Fernanda Amorim Accorsi, foi um desafio para os calouros do curso que até então não haviam tido contato com a produção acadêmica na prática.
A escolha do tema para os trabalhos foi livre, dando aos alunos a liberdade de escolher a área da comunicação com a qual mais se identificavam para o estudo, indo desde a representação de cantoras pop na mídia até campanhas de marketing de grandes empresas. Para o aluno Guilherme Vinicius, poder trabalhar com um conteúdo de sua escolha, que para ele foi a homossexualidade na dramaturgia brasileira, facilitou o trabalho e criou afinidade com o mesmo, o que possibilitou um novo domínio do tema tanto no universo acadêmico quanto no social.
A professora Fernanda foi responsável pela orientação e avaliação de todas as atividades, que se dividiram entre orientações, produção escrita e apresentação em slides para a turma. Junto com a Mestra, foram definidos os problemas, objetivos gerais, objetivos específicos, hipóteses, metodologias e referenciais teóricos de pesquisa, os quais estruturaram os projetos de cada trio ou dupla de acadêmicos.
A produção dos projetos se mostrou empolgante para os estudantes que puderam conhecer seus temas de forma aprofundada e entender melhor o universo acadêmico no qual os professores do curso estão inseridos como pesquisadores, como comenta Isabela Silva, que está estudando, na disciplina, a jornada do herói da personagem Jon Snow da série de Tv Game Of Thrones. Na visão da jovem, fazer pesquisa foi instigante e libertador por permitir a ela mostrar o que pensa a respeito do assunto escolhido, além de fornecer desafios para sua rotina, principalmente durante a prática da escrita no formato acadêmico e nos momentos em que ela precisou desenvolver novos pensamentos teóricos para dar coerência à produção de todas as etapas a serem cumpridas no trabalho.
Agora, com os projetos de pesquisa já concluídos, apresentados e revisados, o próximo passo para a classe será a produção de artigos científicos embasados nas pesquisas do primeiro bimestre, os quais representarão a conclusão dos estudos da disciplina.