Amanhã (26) começa a quarta Festa Literária Internacional de Maringá, com o tema “Literatura Muda Mundos?”. A festa tem como objetivo incentivar a leitura e aproximar leitores de escritores. Conta com uma programação recheada de coisas legais, como oficinas, debates, narrações de histórias, entre muitas outras.

Confira a programação completa aqui.

Para entrar no clima da festa, nós do Comunica, fizemos uma lista dos nossos livros preferidos. Venha viajar com a gente:

O Segredo – Rhonda Byrne. Indicação da Jéssica Hahn.

É um livro promete ensinar o segredo da felicidade. Tentador, não? Ele trata do poder que vem dos nossos pensamentos e como eles afetam nossa vida. Jéssica ainda indicou “a Magia”, livro que faz a continuação de “O segredo”.

Os livros da Jéssica

Os livros da Jéssica

On the road – Jack Kerouac. Indicação do Filipe Santos.

Este livro conta a história de um escritor sonhador e um andarilho, que a partir, das identificações que têm um com o outro, como amor, literatura e jazz, resolvem dar a volta nos Estados Unidos juntos.

“Eu gosto desse livro porque ele me entusiasma e conta histórias que inspiraram a geração “transgressora” dos anos 60” – Filipe.

Livro do Filipe

Livro do Filipe

Como conversar com um fascista – Marcia Tiburi. Indicação da Gabriela Bueno.

Neste livro, Marcia Tiburi, faz uma reflexão sobre a cultura política que vivenciamos todos os dias. Abordando temas complexos de uma forma mais didática. Em tempos de “desfazer amizades”, Márcia propõe o diálogo como forma de resistência.

“Um dos melhores livros da vida!” – Gabriela.

Foto: Saraiva

Foto: Saraiva

O diário de Anne Frank – Anne Frank. Indicação da Mariana Celini.

Neste clássico, Anne Frank conta em seu diário seu sofrimento e de sua família perante a perseguição nazista aos judeus durante a segunda guerra mundial. Mais que um relato do esconderijo e do medo, o livro é um símbolo de luta contra opressão e injustiça.

“A paixão pelo livro não é pela história, que é angustiante e triste, mas por Anne Frank, que foi uma das primeiras mulheres fortes e corajosas que tomei como modelo na minha adolescência.” – Mariana.

O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank

O mundo de Sofia – Jostein Gaarden. Indicação da Camila Mocki.

Neste romance, Sofia viaja pelo mundo da filosofia, de um jeito muito maluco. A garota passa a receber, a partir do seu aniversário de 15 anos, bilhetes estranhos com questionamentos sobre quem ela é e de onde vem o mundo. E no desenrolar da história temos um “curso” de filosofia de uma maneira bem inusitada pela narrativa do livro.

“É meu livro preferido, pois eu me identifico muito com Sofia, sempre me fiz esses questionamentos. Ele me fez perceber a magia da “viagem” do livro, é muito inspirador.” – Camila.

Livro da Camila

Livro da Camila

Contos de Machado de Assis: Volume 6 – Desrazão – Machado de Assis. Indicação da Gabriela Lisandro.

Este livro “organiza” as obras de Machado numa temática que foi pouco explorada desse autor: a loucura.

“Sou apaixonada por ele porque: 1 comprei na primeira flim, 2 foi um dos livros que mais me incentivou a ler livros do autor e clássicos, e 3 me fez ver a possibilidade de trabalhar um tema em vários formatos, já que a loucura aparece em intrínseca em todos os contos inclusive em um poema em prosa que o autor faz e que inicia o livro” – Gabriela.

Livro da Gabriela. Foto: Lara Orsi

Livro da Gabriela. Foto: Lara Orsi

Orgulho e Preconceito – Jane Austen. Indicação da Gabriela Monteiro.

A autora, neste livro, explora o preconceito de uma forma mais íntima, no psicológico de cada personagem. A discriminação é abordada em seu texto, de uma forma simples e satírica. O livro ganhou muitas adaptações para cinema e televisão.

Foto: Saraiva

Foto: Saraiva

Extraordinário – R. J. Palacio. Indicação da Aline Namie.

Auggie é um menino que nasceu com uma síndrome genética que faz com que seu rosto seja deformado. O menino foi educado em casa até os 10 anos, e passa a frequentar  uma escola de verdade. Sofrendo muito para se encaixar. Auggie só quer provar que é um menino normal.

“É muito bonitinho e faz você refletir de uma forma leve e a ter mais empatia com as pessoas” – Aline.

Foto: Saraiva

Foto: Saraiva

Confira também nossa Edição sobre Hábitos de Leitura.

O que acharam dos gostos do pessoal do Comunica? Conta pra gente qual é o seu livro preferido!