A fotografia digital surgiu na década de 70 e desde então as práticas analógicas começaram a ser deixadas de lado por muitas pessoas. A principal diferença entre os dois tipos de fotografia é que a analogia resulta em fotos que precisam ser reveladas para serem vistas, enquanto a digital gera arquivos que podem ser visualizados na hora e vistos nos dispositivos eletrônicos.

Embora a maioria das pessoas hoje esteja acostumada a fotografar digitalmente, alguns fotógrafos optam pelo formato analógico por gostarem da técnica ou por prazer.

As fotos do projeto Alma do Cardoso, realizado por Renato Stockler, foram feitas todas de modo analógico, utilizando uma película cromo de médio formato. A intenção do autor era de fazer um registro documental dos fazeres da cultura caiçara do litoral sul de São Paulo. Em 2013, o fotógrafo recebeu o segundo lugar no projeto Saltando Muros por causa das imagens.

Registro analógico do projeto Alma do Cardoso, de Stockler

Registro analógico do projeto Alma do Cardoso, de Renato Stockler

Morador da Vila Marujá, na Ilha do Cardoso, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, no extremo sul do litoral de São Paulo. Foto: Renato Stockler

Morador da Vila Marujá, na Ilha do Cardoso, retratado por Stockler

Imagem do projeto Alma do Cardoso, de Renato Stockler

Imagem do projeto Alma do Cardoso, de Renato Stockler

É possível conferir mais de sua produção fotográfica no Instagram.

Pedro Ribeiro é outro fotógrafo que se aventura pelo universo analógico. O artista utiliza a técnica de sobrepor imagens combinada com o tipo de fotografia. Seus registros do projeto Rio de Janeiro foram feitos em lugares variados da capital fluminense.

Imagem do projeto Rio de Janeiro, de Pedro Ribeiro

Imagem do projeto Rio de Janeiro, de Pedro Ribeiro

Registro analógico feito por Ribeiro para o projeto

Registro analógico feito por Ribeiro para o projeto

Fotografia do projeto Rio de Janeiro, de Ribeiro

Fotografia do projeto Rio de Janeiro, de Pedro Ribeiro

Mais do trabalho do fotógrafo pode ser visto em sua conta no Behance.

O projeto fotográfico Olhares influxos, de Arthur Kolbetz, também teve os registros feitos analogicamente. O fotógrafo retratou pessoas e suas imagens captam de alguma forma uma essência de seus olhares. Os retratos foram feitos em preto e branco, com um filme de 35mm e o restante das imagens pode ser visto aqui.

Fotografia analógica do projeto Olhares influxos, de Arthur Kolbetz

Fotografia analógica do projeto Olhares influxos, de Arthur Kolbetz

Registro de Kolbetz feito para o projeto

Registro feito por Kolbetz para o projeto

Imagem do projeto Olhares influxos, de Arthur Kolbetz

Imagem do projeto Olhares influxos, de Arthur Kolbetz

É possível perceber que mesmo diante do avanço tecnológico ainda existem pessoas que preferem fotografar de um jeito que já não é mais tão convencional. Os resultados obtidos com a fotografia analógica são surpreendentes e essa é uma técnica que merece ser explorada.