Sexta-feira 13, dia de sorte ou azar? Para muitos a sexta-feira 13 é considerada uma data de mau agouro, representando um dia de energias negativas e que coisas ruins e maléficas podem acontecer.
Existem muitas histórias e lendas que tentam justificar como surgiu o misticismo ao redor desta data. Muitas pessoas consideram o número 13 como um símbolo de sorte e em algumas poucas culturas a data é celebrada com festa e animação, como acontece em algumas vilas de Portugal, que comemoram a data de maneira festiva. No entanto, a “sexta feira 13” ficou marcada como um dia de “maus agouros” e acontecimentos negativos.
Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.
Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete oferecido pelo Deus Odin e 12 Deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, não estava entre os convidados e ficou muito irado por isso. Após aparecer na festa, uma grande luta foi travada, findando com a morte da deusa Balder, que era muito amada pelos outros deuses. A partir desta história, veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Os amantes de filmes de terror cultuam a data por conta do nascimento de Jason Vorhees, astro da série batizado com o dia do seu aniversário. Jason, todavia, não é o único motivo que leva os fãs do gênero há celebrar esse dia, já que todo o misticismo e superstição envolvendo a data são um prato cheio para reunir amigos/as e assistir um bom filme de terror.
Para ajudar na escolha do filme de hoje, listamos alguns filmes de terror que vão fazer a reunião de sexta-feira 13 ser realmente assustadora. Confira:
- Floresta Maldita
A conhecida floresta de Aokigahara é o ponto chave deste filme que envolve muito terror psicológico. Ao sair em busca de sua irmã desaparecida, Natalie viaja até o Japão e vai em busca de respostas na floresta, durante os dias, a personagem se vê diante de almas atormentadas que perseguem os inocentes.
- Corra!
É um filme de terror contemporâneo que inova em linguagem e mistura o sobrenatural com a crítica social (afinal de contas, o que não falta na nossa sociedade hoje em dia são coisas macabras).
- Os Outros
Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace decide em se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido volte do campo de batalha. Seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. A trama começa a se tornar mais emocionante com a chegada de três misteriosos empregados que dizem que vieram por causa de um anuncio no jornal. A filha de Grace diz estar mantendo contato com aparições inexplicáveis e com o desenrolar da história ela passa a acreditar que a filha realmente vê coisas sobrenaturais e de que com certeza eles não vivem sozinhos entre as escuras paredes da mansão.
- Mama
Quando o pai de Victoria e Lilly mata a mãe das garotas, as crianças fogem assustadas para uma floresta. Durante cinco anos, ninguém tem notícia do paradeiro delas, até o dia em que elas reaparecerem, sem explicarem como sobreviveram sozinhas. Os tios das duas, Lucas e Annabel adotam Victoria e Lilly e tentam dar uma vida tranquila às duas, mas logo eles percebem que existe algo errado. As duas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que chamam de “Mama”. Lucas e Annabel não sabem se acreditam nas meninas, ou se devem culpá-las pelos estranhos acontecimentos na casa.
- Seven – Os Sete Crimes Capitais
Brad Pitt e Morgan Freeman vivem uma das duplas mais legais do cinema de suspense enquanto investigam uma série de crimes progressivamente mais chocantes inspirados nos sete pecados capitais. O maior pecado de todos, no entanto, seria deixar esse filme passar batido.
Bons sustos!
Fonte: BBC Brasil