Em um Brasil que ainda mantém resquícios do racismo enraizado cultural, social e economicamente a arte de Rosana Paulino, assim como outras representantes na arte negra, tem extrema importância como resistência. Doutora em artes visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a artista trabalha em suas obras questões étnicas e de gênero levando em consideração principalmente a condição da mulher negra na sociedade.

Paulino, influenciada pela mãe desde pequena a criar seus próprios brinquedos, utiliza-se de suas experiências e da história africana e afro-brasileira como fonte de inspiração. Selecionamos, assim, um vídeo em que a própria artista fala do processo de suas perspectivas sobre  a presença do corpo negro no seu processo artístico:

A Arte de Rosana, também, reúne em seus desenhos, esculturas e gravuras um grito contra a arte hegemônica e fala das cicatrizes abertas decorrentes dos vestígios da escravidão e de um racismo presente.

A a artista se torna um dos gritos de resistência na Arte Negra tão necessário contra o sistema opressor e predominante que tenta limitar, aniquilar e excluir a participação negra nas mais diversas áreas da sociedade, como a Arte. As obras, assim, carregam o peso de suas vivências e aproximam o público promovendo  contato com  da realidade negra brasileira."Amor pela ciência". Impressão sobre tecido e costura. (Imagem retirada do site de da artista)

“Amor pela ciência”. Impressão sobre tecido e costura. (Imagem retirada do site de da artista)

Achou  essa artista incrível? Nós também! Confira mais obras da artista em seu site .