O XVI Festival de Apartamento acontecerá em Maringá, no sábado, 07/10, a partir das 20h30, com entrada franca, na SapaCasa (Rua Veneza, 179 – Jardim Novo Horizonte). Ludmila Castanheira, organizadora do festival, conta que ele surgiu em 2007 a partir do interesse de um grupo pela linguagem da performance, mas como não tinha-se lugar para apresentar, uma das pessoas do grupo abriu sua casa para a mostra e convidou amigos.
As inspirações para a concepção do festival foram o livro “Assalto a Cultura”, de Stewart Home, e os neoistas, grupo irreverente da década de 80 que criou os Apartments Festivals em países como a Inglaterra e defendia o plágio criativo. A ideia e o nome foram utilizadas então pelo grupo e para Castanheira “o festival acaba funcionando como esse lugar da troca de experiências e de entrar em contato com outros artistas locais, que às vezes nem se conhecem.”

Performance realizada em edição anterior do festival. Foto: Ludmila Castanheira
Essa edição contará com quase trinta performances, que serão feitas tanto por artistas de Maringá, quanto de outros estados e regiões do país, como Santa Catarina e Amapá. A organizadora considera que o esforço dessas pessoas de fora para estar junto com outros artistas que fazem performance é uma grande motivação para a realização do festival.

Foto: Ludmila Castanheira
As performances não tem uma ordem exata para acontecerem e Jones Vil, performer que se apresentará no festival, considera que “festivais como esse quebram com aquela ideia de ‘agora começou o teatro’, ‘acho que agora acabou, vou aplaudir’. Esse ambiente intimista acaba trazendo isso de a performance acontecer e não precisar desses ‘botõezinhos’ de ‘agora começou’, ‘agora acabou’.”
O performer também conta que está ansioso tanto para se apresentar quanto para ver as performances de outras pessoas. Vil pensa que “é um festival em que se consagra um compartilhamento entre a arte e as relações, pois o que se cria é uma confraternização coletiva.”
A importância desse tipo de manifestação para o performer se dá por mostrar como é possível disseminar a arte sem a necessidade de grandes holofotes. Para a organizadora, o Festival de Apartamento é um jeito de ter uma amostragem da performance atual, já que é possível obter uma ideia do que está sendo produzido no Brasil.
Para acessar a programação completa do festival é só acessar o site e mais informações podem ser obtidas no evento e na página do Facebook.