Las Chicas Del Cable, ou As Telefonistas, como conhecemos aqui no Brasil, é a primeira série espanhola da Netflix. A série estreou em abril de 2017 e é ambientada no final da década de 1920, conta a história de quatro mulheres que trabalham como telefonistas numa companhia em Madri. Essa companhia é o único lugar que representa uma oportunidade de trabalho e independência econômica para as mulheres brancas daquela cidade.

É neste contexto que Marga, uma moça vinda do campo, tímida e envergonhada, Carlota, feminista e corajosa, Ángeles, casada e mãe que passa por situações de humilhação e violência causadas pelo marido, e Alba, moça cheia de mistérios e que finge ser outra pessoa, utilizando o nome de Lidia, se encontram e enfrentam diversas situações dentro e fora da empresa.

As Telefonistas mostra aos espectadores o cotidiano das mulheres na época de 1920, quando não tinham quase nenhum direito e à elas eram destinados somente os trabalhos domésticos. Além disso, a série apresenta uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, tanto nos anos em que é ambientada como nos dias atuais, tanto em Madri, como na maior parte do mundo, também no Brasil, país que ocupa a quinta posição com maior índice de feminicídio num ranking de 83 países.

A série trata de questões emergenciais como violência contra a mulher, machismo, sexualidade e feminismo. O levantamento de temas como esses é muito importante, visto que vivemos num mundo onde as mulheres entre 15 e 44 anos de idade têm maior probabilidade de morrer ou serem mutiladas por violência masculina do que por doenças como câncer, malária, guerras e acidentes de trânsito (todos somados), de acordo com a obra “Os homens explicam tudo para mim”, da autora Rebecca Solnit. No que tange a violência contra a mulher, no Brasil, temos que três em cada cinco mulheres jovens já sofreram violência em relacionamento, como mostra o mapa da violência 2015.

Além da importância política, dessa luta das mulheres por liberdade e o feminismo ganhando força em suas vidas, a série conta com uma trilha sonora atual e uma fotografia maravilhosa.  Sua repercussão garantiu uma renovação de mais duas temporadas, a segunda já está em produção e promete trazer novidades.