É fato que o universo ainda é um mistério a ser descoberto pela humanidade, mas nem por isso menos discutido. As possibilidades de questionamentos e reflexões que a temática promove, quer seja pelo o que ainda não é conhecido ou o que se estima encontrar, tornou-se base de alguns seriados incríveis. Selecionamos, assim, 4 séries que dialogam sobre o assunto, são elas:

1.Cosmos: Uma odisséia no espaço

Produzida pela  Fox e National Geographic Channel, a  série documental é, em sua nova versão, conduzida pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson  que refaz os episódios gravados pela primeira vez com o renomado Carl Sagan.

As revelações sobre o tempo e espaço, a partir de efeitos visuais, promovem uma imersão imagética do espectador sobre o conteúdo discutido ao longo de 13 episódios com duração aproximada de 44 minutos cada. É, por enquanto, a única série dessa seleção que tem a opção de áudio dublado.

Print retirado de uma das cenas da série.

Imagem de uma das cenas da série.

2.Maravilhas do Universo (Wonders of the Universe)

Nessa minissérie britânica, o físico Brian Cox busca no planeta terra exemplos que ajudam em uma melhor compreensão sobre o espaço e a origem humana. Uma das produções da BBC (British Broadcasting Corporation) que repune 4 episódios, de 50 minutos de duração cada, nos quais é mostrado como a história da humanidade pode se interconectar com as complexidades da própra história e origens do universo.

Imagem de uma das cenas da série

Imagem de uma das cenas da série

3. Terra: o poder do planeta (Earth: The Oower of the Planet)

A minissérie, também produzida pela BBC, tem apenas 5 episódios com 50 minutos cada. Apresentada pelo geólogo Ian Stewart, discute em seus primeiros episódios sobre análises dos fenômenos físicos da terra, deixando, assim, o 5º e último episódio para evidenciar a importância do planeta terra na composição do universo.

Print retirado do site da BBC

Imagem retirada do site da BBC

4.O Universo conhecido (The Known Universe)

Produzida pela National Geographic, esta série documental de 3 temporadas e 19 episódios, entrelaça questões científicas gráficos explicativos, sequências dramáticas de lapso de tempo. Utiliza-se de exemplos cotidianos e práticos para promover compreensão de alguns dos aspectos mais incompreensíveis do nosso universo como a possibilidade de um buraco negro engolir nosso planeta. Ao contrário dos outros seriados citadas, não há um apresentador que guie o espectador.

Print retirado do site da National Geograph

Print retirado do site da National Geograph

Achou que faltou alguma série? Acrescente nos comentários desse post aquela série que precisa estar nesta listinha!