Os zines são publicações independentes, geralmente em formato de livreto, que podem ter produções artísticas como fotografias, poemas, desenhos e textos em seu conteúdo.

Eles funcionam como uma ferramenta simples e prática para a difusão de trabalhos de artistas, pois seu formato não tem um comprometimento estético fixo, podendo contar por exemplo com diversos tipos de papéis e impressão.

Um zine em formato de livreto.

As temáticas presentes nas publicações também são várias e dependem apenas da vontade do artista, que fica livre para fazer experimentações em suas produções.

A Companhia Rapadura é um coletivo de fotografia analógica formado por dez artistas brasileiros, que veiculam suas fotos em zines e pôsteres, além de exposições. O zine “Ritual”, editado e curado por Denis Fujito, é uma das produções disponíveis no site da companhia que conta com as fotografias analógicas.

 

zine7

O zine “Ritual”. Reprodução: companhiarapadura.com

zine8

Imagem do zine “Ritual”. Reprodução: companhiarapadura.com

A fotografia analógia no zine "Ritual". Reprodução: companhiarapadura.com

A fotografia analógica no zine “Ritual”. Reprodução: companhiarapadura.com

O Acerca é um selo independente de publicações e materiais alternativos, que tem base na cidade de São Paulo. Os trabalhos produzidos pelos artistas do selo são vendidos em feiras e também pela internet.

O zine “Remoção de Graffiti”, projeto documental do artista que faz parte do Acerca, Brunno Diamante, faz um paralelo entre a repressão que acontece com a atual arte das ruas e os artistas expressionistas abstratos. O livreto está disponível no site do Acerca.

aa

Zine “Remoção de Graffiti”, do artista Brunno Diamante. Reprodução: acerca.cc

aaa

O zine “Remoção de Graffiti”, publicado pelo selo independente Acerca. Reprodução: acerca.cc

 

A artista Elga Libano publicou com o Acerca, em 2016, o zine “Mercado” que conta com ilustrações e foi impresso em cores variadas. O trabalho pode ser visto e adquirido aqui.

zine5

O zine “Mercado”, de Elga Libano. Reprodução: acerca.cc

Ilustração no zine "Mercado". Reprodução: acerca.cc

Ilustração no zine “Mercado”. Reprodução: acerca.cc

A Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo, que terá sua próxima edição em março de 2018, é um espaço que fomenta a produção gráfica e sua publicação independente. No festival pode-se encontrar o trabalho, como zines, livros e revistas, de dezenas de artistas expositores. As inscrições para participar do festival como expositor começarão em novembro e é só ficar atento ao site.

Os zines são um meio interessante para divulgar trabalhos artísticos diversos, pois dão liberdade ao artista tanto no processo de produção do material, como no formato e na forma de distribuição. É um tipo de publicação válido como forma de expressão e que viabiliza uma produção de impressos de maneira prática.