Segue abaixo os objetivos e ementas de cada matéria obrigatória, disponibilizada no curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
1º ANO:
Cinema
Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Princípios básicos da linguagem cinematográfica e de suas práticas de produção e circulação.
Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem cinematográfica. Estudar os principais movimentos artísticos da história do cinema. Oferecer conteúdos introdutórios sobre as teorias clássicas e contemporâneas do cinema. Estudar os procedimentos da criação, produção e veiculação audiovisuais.
Comunicação, Sociedade e Cultura
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: As relações entre os meios audiovisuais, a arte e a cultura de massa na formação da sociabilidade e do imaginário social contemporâneo.
Objetivos: Analisar os meios de comunicação por intermédio da produção, difusão, reapropriação, e resignificação social de seus produtos.
Fotografia
Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais da fotografia.
Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação e produção fotográficas. Produzir ensaios fotográficos.
História da Comunicação
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: A historicidade dos fenômenos da comunicação.
Objetivos: Apresentar a comunicação como campo composto de fenômenos em transformação. Comparar fenômenos da comunicação em momentos distintos da história ocidental e oriental. Estudar a história da comunicação no Brasil e na América Latina. Compreender como a história da comunicação é elaborada por meio de seus textos e fontes.
Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação
Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Iniciação científica e projetos de pesquisa em comunicação.
Objetivos: Apresentar a pesquisa científica. Discutir as relações entre ciência, pesquisa e comunicação.
Iniciação à Comunicação e Multimeios
Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Processos comunicativos, suas formas de institucionalização e o discurso da comunicação como área de conhecimento científico.
Objetivos: Oferecer ao aluno um conhecimento abrangente sobre o conceito de comunicação. Identificar os principais campos de investigação e pesquisa da análise científica da comunicação. Estudar os principais campos de ação e intervenção das práticas jornalísticas, publicitárias, cinematográficas e de novas tecnologias.
Política e Legislação em Comunicação Social
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: As lógicas que regem a formulação da legislação no campo da comunicação social: instituições, legislações, sistemas de financiamento.
Objetivos: Distinguir os papéis do Estado, das organizações privadas e da sociedade civil no campo da comunicação. Compreender os processos de formação da opinião pública e do controle de informação. Analisar as regulamentações e direitos do exercício profissional.
2º ANO:
Comunicação e Criação em Meios Digitais
Disciplina anual, com quatro aula18s semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais da comunicação em meios digitais.
Objetivos: Definir e estudar tecnologias digitais. Discutir as especificidades e potencialidades da “cibercultura”. Gerar a compreensão das técnicas digitais disponíveis à criação. Propiciar a criação de textos em meios digitais.
Técnicas e Tecnologias da Criação Verbal
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: Leitura, análise e produção de textos em diferentes suportes midiáticos.
Objetivos: Interpretar textos em diferentes suportes midiáticos. Produzir textos em diferentes suportes midiáticos.
Jornalismo
Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais do jornalismo.
Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação, produção e veiculação jornalísticas. Produzir ensaios jornalísticos.
Propaganda e Publicidade
Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: A propaganda e a publicidade como funções da comunicação.
Objetivos: Compreender os conceitos e funções da propaganda e da publicidade. Entender os saberes envolvidos na constituição dos anúncios publicitários.
Teorias da Comunicação
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: Objeto da Comunicação Social. Conceito de Comunicação. Teorias da Comunicação no século XX.
Objetivos: Oferecer ao aluno um conhecimento abrangente sobre o conceito de comunicação, em especial aquele desempenhado pelos meios de comunicação de massa. Analisar as pesquisas realizadas no campo da comunicação humana.
3º ANO:
Áudio e Sonoridades
Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: As especificidades da linguagem auditiva: os sons entre a natureza e a cultura.
Objetivos: Definir linguagem auditiva: sons, música e trilha sonora. Propor a ampliação do repertório de sons e músicas.
Comunicação e Criação Visual
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: O estudo, a produção e a criação de imagens.
Objetivos: Compreender os diferentes tipos de imagens. Analisar o uso de códigos presentes nas imagens (cores, linhas, texturas). Criar textos imagéticos. Produzir e editar imagens.
Empreendimentos em Comunicação
Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Elaboração de projetos experimentais em comunicação.
Objetivos: Elaborar projetos experimentais em comunicação. Preparar para a redação, execução e relato de projetos em comunicação. Estudar os métodos de pesquisa em comunicação.
Estética e Comunicação
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: O exercício de olhar. A mensagem estética. A obra de arte como estrutura. Funções da arte na era digital.
Objetivos: Analisar as linguagens artísticas e teorias estéticas da comunicação. Comparar as produções da arte e os meios de comunicação. Discutir as principais teorias estéticas e teorias da comunicação.
Planejamento em Comunicação
Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Procedimentos da criação e produção das hipermídias.
Objetivos: Produzir material multimidiático.
Técnicas e Tecnologias de Criação Audiovisual
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais do audiovisual.
Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação, produção e veiculação audiovisuais. Oferecer conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual. Produzir material audiovisual.
Televisão e Rádio
Disciplina anual, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: História do rádio e da televisão. A representação da realidade: meios de comunicação de massa como mediação e controle social. Diferenças estruturais de linguagem: a função conativa do rádio e a retórica direta na televisão.
Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação televisiva e radiofônica. Compreender a especificidade do rádio e da televisão enquanto veículos meios de comunicação de massa. Apresentar os novos cenários e novas tecnologias relacionadas ao rádio e a televisão. Produzir material radiofônico e televisivo.
4º ANO:
Estágio Supervisionado I
Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Orientação, supervisão e execução do estágio curricular obrigatório.
Objetivos: Orientar e supervisionar o estágio curricular obrigatório. Possibilitar a prática profissional em comunicação e multimeios.
Estágio Supervisionado II
Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Orientação, supervisão e execução do estágio curricular obrigatório.
Objetivos: Orientar e supervisionar o estágio curricular obrigatório. Possibilitar a prática profissional em comunicação e multimeios.
Ética e Comunicação
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: Ética e moral. Os códigos de ética do jornalismo, publicidade e propaganda. Responsabilidade moral do profissional de comunicação social. Objetivos: Apresentar e discutir o estudo de contextos organizacionais e veículos de comunicação que envolvam questões éticas.
Planejamento e Produção em Multimeios
Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.
Ementa: Elaboração de projetos experimentais em comunicação.
Objetivos: Preparar para a identificação e resolução de problemas em multimeios. Praticar e criar com os conteúdos, instrumentos e ferramentas disponíveis.
Relações Públicas
Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Conceitos, técnicas e práticas das relações públicas.
Objetivos: Elaborar projetos de relações públicas.
Tecnologias Contemporâneas e Educação
Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.
Ementa: Comunicação, novas tecnologias e educação à distância.
Objetivos: Estudar as novas tecnologias aplicadas aos processos educacionais. Analisar as características e potencialidades da educação à distância. Produzir material educativo em suporte midiático.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Antropologia da Comunicação
Ementa: O estudo introdutório das relações entre antropologia, arte e comunicação.
Objetivos: Compreender a arte como domínio não-autônomo. Sensibilizar os alunos para outras estéticas e possibilitar a reflexão antropológica na prática artística e comunicacional. Conhecer as principais abordagens da antropologia para o estudo da comunicação (antropologia estética, etnomusicologia).
Antropologia do Consumo
Ementa: O estudo antropológico do fenômeno do consumo na sociedade contemporânea e seus desdobramentos para a Comunicação.
Objetivos: Estudar as relações complexas entre cultura, consumo e comunicação. Analisar como o fenômeno do consumo pode ser entendido como estruturador de valores que regulam relações sociais e constroem identidades. Conhecer a lógica sociocultural do consumo na contemporaneidade e sua repercussão na área da comunicação.
Corpo e Comunicação
Ementa: O corpo como meio de comunicação e expressão.
Objetivos: Conhecer e explorar diversas formas de expressão corporal utilizadas na comunicação humana.
História da Arte I
Ementa: A reflexão filosófica da arte. As principais teorias estéticas. A arte como expressão e comunicação. Arte e sociedade.
Objetivos: Discutir algumas formas de expressão artísticas através da análise de obras de arte representadas por diferentes culturas, da pré-história à idade contemporânea, enfatizando a estética de cada período.
História da Arte II
Ementa: A refuncionalização da arte a partir da cópia. Redefinições estéticas na cultura de massa. A presença da arte na mídia. Arte, publicidade e estetização da cultura.
Objetivos: Compreender o a dimensão social e histórica da arte contemporânea. Discutir as relações existentes entre mercado, arte e as possibilidades abertas pela reprodutibilidade técnica.
História da Literatura
Ementa: Estudo da história da literatura e da obras e autores representativos.
Objetivos: Discutir as relações entre literatura e ciências humanas. Estabelecer um diálogo entre o discurso historiográfico e a ficção da literatura.
Mitologias Da Comunicação
Ementa: Relações entre mito e mídia. Estruturalismo e semiologia.
Objetivos: Estudar características estruturais e semiológicas do processo de comunicação.
Música
Ementa: Música como meio de comunicação. Códigos de representação de diferentes sociedades e culturas em diversas épocas.
Objetivos: Avaliar os aspectos ideológicos, discursivos e de concepções de mundo ligados à música. Compreender e contextualizar em suas especificidades a música folclórica, popular, erudita e a indústria cultural.
Operação de Programas Computacionais
Ementa: Operações básicas de programas computacionais para criação em multimeios.
Objetivos: Operacionalizar programas para a criação de materiais de comunicação em multimeios.
Prática de Leitura e Produção de Textos
Ementa: Prática da leitura e da produção de textos a partir de uma abordagem enunciativa.
Objetivos: Desenvolver e/ou otimizar nos alunos competências relativas à leitura e à produção de textos orais e escritos, pertencentes a diferentes situações de interação e de comunicação. Promover a reflexão do aluno sobre seu próprio texto e sobre o texto do outro, de modo que sejam percebidas as limitações e qualidades desses textos, tendo em vista o contexto de produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.
Projetos em Comunicação III
Ementa: Executar projetos experimentais em comunicação.
Objetivos: Desenvolver projetos avançados em comunicação social.
Projetos em Comunicação IV
Ementa: Executar projetos experimentais em comunicação.
Objetivos: Desenvolver projetos avançados em multimeios.
Projetos em Comunicação V
Ementa: Executar projetos experimentais em comunicação.
Objetivos: Desenvolver projetos avançados em comunicação e multimeios.
Retórica
Ementa: As figuras de retórica na construção dos textos e do pensamento.
Objetivos: Estudar as figuras de retórica enquanto recursos cognitivos. Estudar a utilização de figuras de retórica em diferentes tipos de textos.
Teoria Literária
Ementa: Estudo das principais teorias literárias.
Objetivos: Ampliar a instrumentalização do aluno, a partir do estudo sistematizado e aplicação dos textos e modelos críticos representativos da Teoria Literária. Levar o aluno a produzir textos de caráter analítico-interpretativo, organizados dissertativamente, segundo as exigências do discurso científico, a partir da aplicação de modelos teóricos das diversas correntes críticas.
Tópicos Especiais I
Ementa: Tópicos especiais em comunicação multimidiática.
Objetivos: Ler e debater questões específicas em comunicação multimidiática.
Tópicos Especiais II
Ementa: Tópicos especiais em publicidade e propaganda e/ou relações públicas.
Objetivos: Desenvolver projetos específicos em publicidade e/ou relações públicas.
Tópicos Especiais III
Ementa: Tópicos especiais em produção sonora e/ ou audiovisual.
Objetivos: Ler e debater questões específicas da produção sonora e/ ou audiovisual.
Tópicos Especiais IV
Ementa: Tópicos especiais em comunicação social.
Objetivos: Ler e debater questões específicas da prática e da pesquisa em comunicação social.