Segue abaixo os objetivos e ementas de cada matéria obrigatória, disponibilizada no curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

1º ANO:  

Cinema

Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Princípios básicos da linguagem cinematográfica e de suas práticas de produção e circulação.

Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem cinematográfica. Estudar os principais movimentos artísticos da história do cinema. Oferecer conteúdos introdutórios sobre as teorias clássicas e contemporâneas do cinema. Estudar os procedimentos da criação, produção e veiculação audiovisuais.

 

Comunicação, Sociedade e Cultura

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: As relações entre os meios audiovisuais, a arte e a cultura de massa na formação da sociabilidade e do imaginário social contemporâneo.

Objetivos: Analisar os meios de comunicação por intermédio da produção, difusão, reapropriação, e resignificação social de seus produtos.

 

Fotografia

Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais da fotografia.

Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação e produção fotográficas. Produzir ensaios fotográficos.

 

História da Comunicação

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: A historicidade dos fenômenos da comunicação.

Objetivos: Apresentar a comunicação como campo composto de fenômenos em transformação. Comparar fenômenos da comunicação em momentos distintos da história ocidental e oriental. Estudar a história da comunicação no Brasil e na América Latina. Compreender como a história da comunicação é elaborada por meio de seus textos e fontes.

 

Iniciação à Pesquisa Científica em Comunicação

Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Iniciação científica e projetos de pesquisa em comunicação.

Objetivos: Apresentar a pesquisa científica. Discutir as relações entre ciência, pesquisa e comunicação.

 

Iniciação à Comunicação e Multimeios

Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Processos comunicativos, suas formas de institucionalização e o discurso da comunicação como área de conhecimento científico.

Objetivos: Oferecer ao aluno um conhecimento abrangente sobre o conceito de comunicação. Identificar os principais campos de investigação e pesquisa da análise científica da comunicação. Estudar os principais campos de ação e intervenção das práticas jornalísticas, publicitárias, cinematográficas e de novas tecnologias.

 

Política e Legislação em Comunicação Social

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: As lógicas que regem a formulação da legislação no campo da comunicação social: instituições, legislações, sistemas de financiamento.

Objetivos: Distinguir os papéis do Estado, das organizações privadas e da sociedade civil no campo da comunicação. Compreender os processos de formação da opinião pública e do controle de informação. Analisar as regulamentações e direitos do exercício profissional.

 

2º ANO:

 

Comunicação e Criação em Meios Digitais

Disciplina anual, com quatro aula18s semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais da comunicação em meios digitais.

Objetivos: Definir e estudar tecnologias digitais. Discutir as especificidades e potencialidades da “cibercultura”. Gerar a compreensão das técnicas digitais disponíveis à criação. Propiciar a criação de textos em meios digitais.

 

Técnicas e Tecnologias da Criação Verbal

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: Leitura, análise e produção de textos em diferentes suportes midiáticos.

Objetivos: Interpretar textos em diferentes suportes midiáticos. Produzir textos em diferentes suportes midiáticos.

 

Jornalismo

Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais do jornalismo.

Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação, produção e veiculação jornalísticas. Produzir ensaios jornalísticos.

 

Propaganda e Publicidade

Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: A propaganda e a publicidade como funções da comunicação.

Objetivos: Compreender os conceitos e funções da propaganda e da publicidade. Entender os saberes envolvidos na constituição dos anúncios publicitários.

 

Teorias da Comunicação

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: Objeto da Comunicação Social. Conceito de Comunicação. Teorias da Comunicação no século XX.

Objetivos: Oferecer ao aluno um conhecimento abrangente sobre o conceito de comunicação, em especial aquele desempenhado pelos meios de comunicação de massa. Analisar as pesquisas realizadas no campo da comunicação humana.

 

3º ANO:

 

Áudio e Sonoridades

Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: As especificidades da linguagem auditiva: os sons entre a natureza e a cultura.

Objetivos: Definir linguagem auditiva: sons, música e trilha sonora. Propor a ampliação do repertório de sons e músicas.

 

Comunicação e Criação Visual

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: O estudo, a produção e a criação de imagens.

Objetivos: Compreender os diferentes tipos de imagens. Analisar o uso de códigos presentes nas imagens (cores, linhas, texturas). Criar textos imagéticos. Produzir e editar imagens.

 

Empreendimentos em Comunicação

Disciplina ministrada no segundo semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Elaboração de projetos experimentais em comunicação.

Objetivos: Elaborar projetos experimentais em comunicação. Preparar para a redação, execução e relato de projetos em comunicação. Estudar os métodos de pesquisa em comunicação.

 

Estética e Comunicação

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: O exercício de olhar. A mensagem estética. A obra de arte como estrutura. Funções da arte na era digital.

Objetivos: Analisar as linguagens artísticas e teorias estéticas da comunicação. Comparar as produções da arte e os meios de comunicação. Discutir as principais teorias estéticas e teorias da comunicação.

 

Planejamento em Comunicação

Disciplina ministrada no primeiro semestre, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Procedimentos da criação e produção das hipermídias.

Objetivos: Produzir material multimidiático.

 

Técnicas e Tecnologias de Criação Audiovisual

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: Conceitos, técnicas e práticas essenciais do audiovisual.

Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação, produção e veiculação audiovisuais. Oferecer conteúdos introdutórios sobre o processo de produção audiovisual. Produzir material audiovisual.

 

Televisão e Rádio

Disciplina anual, com seis aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: História do rádio e da televisão. A representação da realidade: meios de comunicação de massa como mediação e controle social. Diferenças estruturais de linguagem: a função conativa do rádio e a retórica direta na televisão.

Objetivos: Definir os princípios básicos da linguagem e dos procedimentos da criação televisiva e radiofônica. Compreender a especificidade do rádio e da televisão enquanto veículos meios de comunicação de massa. Apresentar os novos cenários e novas tecnologias relacionadas ao rádio e a televisão. Produzir material radiofônico e televisivo.

 

4º ANO:

 

Estágio Supervisionado I

Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Orientação, supervisão e execução do estágio curricular obrigatório.

Objetivos: Orientar e supervisionar o estágio curricular obrigatório. Possibilitar a prática profissional em comunicação e multimeios.

 

Estágio Supervisionado II

Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Orientação, supervisão e execução do estágio curricular obrigatório.

Objetivos: Orientar e supervisionar o estágio curricular obrigatório. Possibilitar a prática profissional em comunicação e multimeios.

 

Ética e Comunicação

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: Ética e moral. Os códigos de ética do jornalismo, publicidade e propaganda. Responsabilidade moral do profissional de comunicação social. Objetivos: Apresentar e discutir o estudo de contextos organizacionais e veículos de comunicação que envolvam questões éticas.

 

Planejamento e Produção em Multimeios

Disciplina anual, com quatro aulas semanais e totalizando uma carga horária de 136 horas.

Ementa: Elaboração de projetos experimentais em comunicação.

Objetivos: Preparar para a identificação e resolução de problemas em multimeios. Praticar e criar com os conteúdos, instrumentos e ferramentas disponíveis.

 

Relações Públicas

Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Conceitos, técnicas e práticas das relações públicas.

Objetivos: Elaborar projetos de relações públicas.

 

Tecnologias Contemporâneas e Educação

Disciplina anual, com três aulas semanais e totalizando uma carga horária de 102 horas.

Ementa: Comunicação, novas tecnologias e educação à distância.

Objetivos: Estudar as novas tecnologias aplicadas aos processos educacionais. Analisar as características e potencialidades da educação à distância. Produzir material educativo em suporte midiático.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

 

Antropologia da Comunicação

Ementa: O estudo introdutório das relações entre antropologia, arte e comunicação.

Objetivos: Compreender a arte como domínio não-autônomo. Sensibilizar os alunos para outras estéticas e possibilitar a reflexão antropológica na prática artística e comunicacional. Conhecer as principais abordagens da antropologia para o estudo da comunicação (antropologia estética, etnomusicologia).

 

Antropologia do Consumo

Ementa: O estudo antropológico do fenômeno do consumo na sociedade contemporânea e seus desdobramentos para a Comunicação.

Objetivos: Estudar as relações complexas entre cultura, consumo e comunicação. Analisar como o fenômeno do consumo pode ser entendido como estruturador de valores que regulam relações sociais e constroem identidades. Conhecer a lógica sociocultural do consumo na contemporaneidade e sua repercussão na área da comunicação.

 

Corpo e Comunicação

Ementa: O corpo como meio de comunicação e expressão.

Objetivos: Conhecer e explorar diversas formas de expressão corporal utilizadas na comunicação humana.

 

História da Arte I

Ementa: A reflexão filosófica da arte. As principais teorias estéticas. A arte como expressão e comunicação. Arte e sociedade.

Objetivos: Discutir algumas formas de expressão artísticas através da análise de obras de arte representadas por diferentes culturas, da pré-história à idade contemporânea, enfatizando a estética de cada período.

 

História da Arte II

Ementa: A refuncionalização da arte a partir da cópia. Redefinições estéticas na cultura de massa. A presença da arte na mídia. Arte, publicidade e estetização da cultura.

Objetivos: Compreender o a dimensão social e histórica da arte contemporânea. Discutir as relações existentes entre mercado, arte e as possibilidades abertas pela reprodutibilidade técnica.

 

História da Literatura

Ementa: Estudo da história da literatura e da obras e autores representativos.

Objetivos: Discutir as relações entre literatura e ciências humanas. Estabelecer um diálogo entre o discurso historiográfico e a ficção da literatura.

 

Mitologias Da Comunicação

Ementa: Relações entre mito e mídia. Estruturalismo e semiologia.

Objetivos: Estudar características estruturais e semiológicas do processo de comunicação.

 

Música

Ementa: Música como meio de comunicação. Códigos de representação de diferentes sociedades e culturas em diversas épocas.

Objetivos: Avaliar os aspectos ideológicos, discursivos e de concepções de mundo ligados à música. Compreender e contextualizar em suas especificidades a música folclórica, popular, erudita e a indústria cultural.

 

Operação de Programas Computacionais

Ementa: Operações básicas de programas computacionais para criação em multimeios.  

Objetivos: Operacionalizar programas para a criação de materiais de comunicação em multimeios.

 

Prática de Leitura e Produção de Textos

Ementa: Prática da leitura e da produção de textos a partir de uma abordagem enunciativa.

Objetivos: Desenvolver e/ou otimizar nos alunos competências relativas à leitura e à produção de textos orais e escritos, pertencentes a diferentes situações de interação e de comunicação. Promover a reflexão do aluno sobre seu próprio texto e sobre o texto do outro, de modo que sejam percebidas as limitações e qualidades desses textos, tendo em vista o contexto de produção dos diferentes gêneros discursivos trabalhados.

 

Projetos em Comunicação III

Ementa: Executar projetos experimentais em comunicação.

Objetivos: Desenvolver projetos avançados em comunicação social.

 

Projetos em Comunicação IV

Ementa: Executar projetos experimentais em comunicação.

Objetivos: Desenvolver projetos avançados em multimeios.

 

Projetos em Comunicação V

Ementa: Executar projetos experimentais em comunicação.

Objetivos: Desenvolver projetos avançados em comunicação e multimeios.

 

Retórica

Ementa: As figuras de retórica na construção dos textos e do pensamento.

Objetivos: Estudar as figuras de retórica enquanto recursos cognitivos. Estudar a utilização de figuras de retórica em diferentes tipos de textos.

 

Teoria Literária

Ementa: Estudo das principais teorias literárias.

Objetivos: Ampliar a instrumentalização do aluno, a partir do estudo sistematizado e aplicação dos textos e modelos críticos representativos da Teoria Literária. Levar o aluno a produzir textos de caráter analítico-interpretativo, organizados dissertativamente, segundo as exigências do discurso científico, a partir da aplicação de modelos teóricos das diversas correntes críticas.

 

Tópicos Especiais I

Ementa: Tópicos especiais em comunicação multimidiática.

Objetivos: Ler e debater questões específicas em comunicação multimidiática.

 

Tópicos Especiais II

Ementa: Tópicos especiais em publicidade e propaganda e/ou relações públicas.

Objetivos: Desenvolver projetos específicos em publicidade e/ou relações públicas.

 

Tópicos Especiais III

Ementa: Tópicos especiais em produção sonora e/ ou audiovisual.

Objetivos: Ler e debater questões específicas da produção sonora e/ ou audiovisual.

 

Tópicos Especiais IV

Ementa: Tópicos especiais em comunicação social.

Objetivos: Ler e debater questões específicas da prática e da pesquisa em comunicação social.