O Festival de vídeos da UEM ganhou uma cara nova. Além da mudança na identidade visual, tivemos mudança no formato e no nome do festival. O antigo FEVUEM foi idealizado pela aluna Leila Antoniassi, acadêmica do curso de Comunicação e Multimeios da UEM. O objetivo sempre foi valorizar as produções audiovisuais dos estudantes, tanto da graduação como do ensino técnico e médio, construindo um espaço de apresentação e circulação desses conteúdos. O FEVUEM contava com três categorias: Documentário, Experimental e Ficção, as produções que se destacavam eram premiadas.

Agora isso mudou, na MAFUÁ! (Mostra do Filme Universitário e Amador) o objetivo é abrir espaço para a circulação da produção audiovisual universitária e amadora. As categorias continuam, porém abandonou o caráter competitivo que constituía o festival anterior e se constrói como um espaço de troca de aprendizado e reflexões. Contará com palestras, minicursos e o Fórum de Realizadores, espaço onde os realizadores poderão falar sobre seu trabalho com o público e também com especialistas. O evento acontecerá entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro.

 

Quando são as inscrições?

As inscrições abriram ontem (03), vão até dia 01 de outubro e são gratuitas. Serão recebidas inscrições de curtas-metragens com até 25 minutos, em três modalidades: Ficção, Documentário e Experimental.

 

Quem pode se inscrever?

Os realizadores precisam estar vinculados a uma instituição de ensino do Estado do Paraná, seja pública ou privada, de curso superior ou técnico. A exigência é que o filme tenha sido finalizado entre janeiro de 2016 e setembro de 2017.

 

A mostra é uma realização da Diretoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá, por meio do projeto CINUEM; do Às de Paus – Laboratório de Comunicação e Multimeios e do Grupo de Estudos de Cinema (CMM-UEM), com apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH-UEM) e da Criative Jr.

Para se inscrever ou obter outras informações, acesse: http://mafua.art/
Confira também o trailer de um dos ganhadores na categoria Ficção em 2016: