Publicitários brasileiros atuando fora do país, estão atingindo um sucesso que, há tempos, já foi notado na indústria de comunicação. A edição do Cannes Lions de 2016 foi marcada por uma forte presença de brasileiros recebendo prêmios como Leões de Ouros e Grand Prix, conquistados pelas agências internacionais em que atuam. Entre esse movimento vemos quase que a totalidade dos profissionais de publicidade que fazem sucesso no exterior e que aparecem em reportagens ou subindo no palco para receber prêmios, são homens.
Na tentativa de mostrar que os talentos femininos que cruzaram as fronteiras geográficas do Brasil também são numerosos, um grupo de brasileiras que vivem e trabalham no exterior se uniram no movimento #FindTheWomenBR. A proposta é organizar uma lista de profissionais dos mais diversos cargos (desde diretores, fundadoras, gerentes e outros cargos de comunicação) para tentar ampliar a visibilidade desses talentos junto ao mercado e à imprensa.
Find The Woman, é um Tumblr que mostra fotos divulgadas por agências ao redor do mundo, com algo muito peculiar em comum: apenas uma mulher em um ambiente repleto de homens. Mais do que uma página em uma rede social, Find The Woman é um projeto, criado por Gabriela Ramalho que é redatora e por Nayla Alana que é diretora de arte. Com esse projeto, elas querem impulsionar a contratação de mulheres na área.
- Find The Woman (Divulgação)
Como ação inicial, o #FindTheWomanBR organizou uma lista com 200 profissionais atuando no exterior e seus respectivos cargos. A ideia é incrementar esse banco de dados com novas profissionais, que podem entrar em contato com o projeto por meio do e-mail brasileirasnagringa@gmail.com.
- Find The Woman (Divulgação)
O foco é difundir esses nomes no mercado, incluindo essas mulheres em pautas, debates e conversas em torno da indústria da comunicação. A lista inclui nomes de profissionais como Laura Chiavone, Andrezza Valentim, sócia criativa da AMV BBDO, de Londres e Valeria Herzer, vice-presidente de estratégias e parceria da Havas Sports, em Nova York.
Para conhecer e participar do projeto, acesse https://findthewoman.tumblr.com/