Os índices de leitura no Brasil são baixos: de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 40% dos brasileiros não leem, e das pessoas abordadas quase 30% disseram não o fazer por não gostar do exercício.Para dar fim a esses números, as secretarias de cultura de algumas cidades desenvolvem projetos de incentivo, como no caso de Marialva, cidade do norte do Paraná.
A Secretaria Municipal de Educação de Marialva desenvolve um programa de formação continuada para professores de educação infantil há 2 anos. São várias as ações desenvolvidas pela assessora pedagógica professora Marta Chaves que leciona na Universidade Estadual de Maringá, ela faz o acompanhamento junto aos professores, proporcionando momentos de estudos e atividades ligados à literatura infantil, como a contação de histórias. “Os benefícios para as crianças são vários, como os aspectos lúdicos de forma dinâmica, ampliação de vocabulário, exposição de ideias e prazer pela literatura, sobretudo numa sociedade tão tecnológica que tem se afastado do hábito de leitura”, diz Dalva Linda, uma das coordenadoras do projeto.
O feedback dos pais é positivo, sendo visível por eles a demonstração de grande valor ao desenvolvimento do trabalho. Segundo eles, as crianças chegam em casa animadas com as histórias que aprenderam na instituição e passam a ter mais interesses em livros. Este trabalho tem influído no desenvolvimento de algumas ações de leituras dentro das próprias famílias, de certa forma, externando o projeto em si.
De acordo com os professores, o projeto agrega a diversos conteúdos e áreas de conhecimento. A literatura infantil é abrangente e aborda vários temas e aspectos, contribuindo na formação de conceitos e desenvolvimento de habilidades, criatividade e do despertar artístico. “O objetivo é que as escolas resgatem o valor da leitura para emancipação social e a promoção da cidadania, despertando o gosto pela história, leitura e compreensão do mundo, permitindo a formação de um cidadão mais crítico no mundo contemporâneo”, conclui Dalva.
Em âmbito nacional, o Ministério da Educação juntamente com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), também apresenta programas de incentivo a leitura, como a Casa da Leitura e Biblioteca do Professor, que visam a melhor formação crítica e também a capacitação do profissional.
Além dos programas apresentados pelo MEC, ocorrem pelo Brasil os festivais de literatura, como exemplo a Bienal do Livro em São Paulo, a Festa Literária de Paraty (FLIP), e recentemente no norte do Paraná a FLIM, Festa Literária de Maringá, realizada pela prefeitura de Maringá através da Secretaria de Cultura, a fim de dar respaldo a autores regionais, e assim como os outros festivais objetiva popularizar os livros e a leitura.
Autoria de: Rovilsso Junior, Gabriel Ortunho e Gabriela Cazelato.