Neste domingo (12) no Brasil é comemorado o Dia dos Pais, que este ano já foi comemorado em boa parte dos países do mundo – os que comemoram. Enquanto no Brasil acontece no segundo domingo de agosto, em cerca de 70 nações, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho. Já alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, ocorre no dia 19 de março, que é o dia de São José.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre a data ao redor do mundo:
Lenda da primeira comemoração
Diz a lenda que o primeiro a ter a ideia de se comemorar o Dia dos Pais foi um jovem na Babilônia, há mais de 4 mil anos. Na época, um jovem teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila. No presente, ele desejava sorte, saúde e vida longa a seu progenitor. Então, a tradição de se comemorar teria começado ali. Mas a instituição de uma data oficial para se comemorar esse dia é bem mais recente e surgiu nos Estados Unidos, em 1909.
Data oficializada
O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho em cerca de 70 países – entre eles, os Estados Unidos, que instituíram a data. O primeiro Dia dos Pais no país foi celebrado em 19 de junho de 1910. A norte-americana Sonora Louise Smart Dodd, queria um dia especial para homenagear seu pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê. Ele sozinho criou os seis filhos pequenos em uma fazenda no Estado de Washington. Sonora, conseguiu que a data se espalhasse ao redor do país. Em 1966, o terceiro domingo de junho foi designado oficialmente como Dia dos Pais no país e em 1972 se tornou um feriado nacional. Além dos EUA, fazem a comemoração no mesmo dia países como: México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia.
Brasil
No Brasil, Sylvio Bhering sugeriu em 1953 que essa data começasse a ser comemorada, ele foi inspirado na celebração norte-americana. O primeiro Dia dos Pais brasileiro ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Mas, como uma data aos domingos se mostrava mais propícia para as reuniões em família, o dia dos pais foi transferido para o segundo domingo de agosto. Em São Paulo a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955 pela TV Record, em que aconteceu um grande show comemorativo do Dia dos Pais, no antigo auditório da emissora para marcar a data. Foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos e o pai mais velho, com 96 anos. O campeão em número de filhos foi um senhor que somou 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais e o maior sucesso foi “É Sempre Papai” com letra de Miguel Gustavo e interpretada por Jorge Veiga. Em algumas tribos indígenas brasileiras é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.
Dia de São José
Em países de maior tradição católica, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia de São José. Entre eles estão: Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras, Suíça, Liechstenstein e Croácia. No sul da Itália, há o costume de preparar um doce especial para os pais, conhecido como “Fritelle di San Giuseppe”, bolinhos doces fritos.

Fritelle di San Giuseppe
Foto retirada do site Unadonna
Dia do Defensor da Pátria
Na Rússia, os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Originalmente, a data, que remonta de 1919, celebrava os membros das Forças Armadas russas. Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.
Ascensão de Jesus
Os pais são homenageados na Alemanha em uma data católica: o dia da ascensão de Jesus Cristo, data na qual, segundo o cristianismo, o corpo físico de Jesus foi elevado aos céus. Ela acontece no 40º dia após o domingo de Páscoa, sempre uma quinta-feira. Os pais alemães costumam sair com carrinhos de comida e bebida pelas ruas e celebrar o dia com seus filhos, pais e irmãos. Muitos utilizam a data como uma oportunidade para beber.
Verão
Em alguns países do Oriente Médio, o Dia dos Pais é celebrado em 21 de junho, primeiro dia do verão na região. Entre os países que possuem essa tradição estão Líbano, Egito, Jordânia, Síria, Uganda e os territórios palestinos.
Oceania
Nos países da Oceania, o Dia dos Pais é comemorado no primeiro domingo de setembro. Entre eles estão: Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e as ilhas Fiji. Na Austrália, a data é bastante comercial e há um grande incentivo à compra de presentes, como no Brasil.
Países nórdicos
Estônia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia celebram o Dia dos Pais no segundo domingo de novembro. Na Finlândia, ao invés de dar diretamente aos pais seu presente, muitos filhos optam por escondê-lo e dar pistas aos pais para que eles possam encontrá-lo.
Feriado islâmico
O Dia dos Pais é celebrado no Irã no aniversário do Imam Ali – que cai no 13º dia do Rajab, o sétimo mês do calendário islâmico. Imam Ali foi primo do profeta Maomé, e teria sido o primeiro homem a aceitar mensagem do profeta. Ele dedicou sua vida ao Islã e é considerado o primeiro imã pelos Xiitas. Na data, os iranianos se reúnem em mesquitas para honrar sua memória e os pais também são homenageados.
Oitavo dia do oitavo mês
Em Taiwan, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, o oitavo dia do oitavo mês do ano. No Mandarin, a pronúncia do número oito e da palavra “agosto” é bastante semelhante à palavra “pai”. Por isso, a população passou a homenagear os pais neste dia.
Judaísmo
Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade.
Ciganos
Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação da criança. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais, por exemplo. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não poderá mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.