Após o sucesso da sétima edição do evento anual do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, o Multicom VII, o COMUNICAUEM conversou com a professora Fernanda Accorsi a fim de entender quais foram as repercussões do evento e os desafios que a equipe organizadora enfrentou durante seu planejamento e execução. Trazendo como pauta principal o tema “Resistir e Reinventar”, o Multicom VII problematizou os mais diferentes eixos e alcances da comunicação, além de proporcionar a interação entre estudantes e pesquisadores e profissionais da área. Confira a entrevista sobre o assunto:
COMUNICA UEM: Uma semana após o VII Multicom, qual a sua avaliação geral sobre o evento enquanto professora-coordenadora desta edição?
FERNANDA: A avaliação é, sem dúvida, muito positiva. O evento cumpriu seu objetivo de integrar profissionais, discentes e docentes em torno da temática central. Foram três dias de diálogo, troca de ideias, problematizações que contribuíram para a formação cidadã, crítica, afetiva e intelectual dos participantes.
COMUNICA UEM: Em sua percepção, quais foram as principais reflexões que a temática “Resistir e Reinventar” trouxe para os participantes do evento?
COMUNICA UEM: Quais foram as principais dificuldades que a equipe enfrentou durante a organização?
FERNANDA: A maior dificuldade foi atender a todas as expectativas do público alvo do evento. Reunimos pessoas que estudam – e atuam – na Comunicação, nas mais diferentes áreas e trabalhamos para que elas se sentissem contempladas, para que se identificassem com as palestras, oficinas e demais atividades oferecidas. Esse foi o maior desafio.
COMUNICA UEM: Você poderia nos contar um pouco mais sobre o intuito da arrecadação dos produtos de higiene requisitados no ato da inscrição do evento e para qual instituição foram doados?
COMUNICA UEM: Quais orientações você daria para as equipes das futuras edições do Multicom?
FERNANDA: Não existem modos ideais de realização de um congresso, simpósio ou qualquer outra atividade acadêmica, no entanto, é importante estar alinhada aos objetivos pedagógicos do curso e do projeto do evento. Perceber que o Multicom é um espaço de troca e uma pergunta norteadora poderia ser: quais trocas gostaríamos de oportunizar aos alunos, aos colegas de profissão e corpo docente?