A livraria EDUEM localizada no bloco F05,(próxima à cantina dos quiosques) muitas vezes passa despercebida pelos universitários mas é sem dúvida de grande importância para a Universidade Estadual de Maringá, pois é onde encontramos para venda os livros publicados pela editora EDUEM, um grande ganho para toda a comunidade acadêmica. Geralmente são publicados os livros escritos pelos professores da universidade, baseado em suas pesquisas e esses livros são encontrados na Livraria EDUEM.

A Livraria surge em 2006, segundo os funcionários, mas sua atual localização (Bloco F05) remete à 2010. Em uma conversa com Gerson Andrade, chefe da livraria, ele nos conta da importância e necessidade desse espaço, “a livraria foi criada para divulgar os livros de editoras universitárias, que geralmente não têm espaço nas livrarias comerciais”, ele nos conta também que a luta para a criação da mesma vem desde 1996, sendo a UEM, uma das primeiras universidades no Paraná a ter sua editora e livraria próprias. Através desse suporte pode ocorrer também um intercâmbio nacional, onde esse espaço é também destinado à venda de livros de outras universidades.

Alguns dos exemplares da livraria EDUEM

Solange Oshima, funcionária da livraria, em uma breve consulta ao sistema da livraria constatou que existem mais de 240 títulos publicados pela EDUEM à venda e outros 1336 livros de outras editoras e ressaltou a importância da divulgação da Livraria EDUEM, já que, segundo ela, “alguns alunos nem sabem que existe uma livraria da UEM”. É também importante lembrar que os acadêmicos e funcionários possuem descontos de até 50% nos livros e que uma vez por ano acontece uma feira da Livraria EDUEM. Nos dias 10,11 e 12 de maio deste ano, ocorreu a 11ª feira da livraria onde poderia se adquirir volumes com preços iniciais de 5,00 R$. É possível encontrar mais informações sobre a Editora em: www.eduem.uem.br e sobre a livraria, na sua fanpage: www.facebook.com/livrariaeduem .

Fotos: Debora Primo