A Google lançou recentemente (em 08/junho) um novo projeto, o We Wear Culture, integrado à plataforma Google Arts & Culture, que se trata de uma ferramenta online de busca sobre tudo que está ligado a moda e suas expressões. O diferencial do site está na vasta bagagem sobre esse universo, sendo de acesso gratuito, muito funcional e sem nem precisar de login: é possível explorar acervos e conteúdos presentes em mais de 1.200 museus pelo mundo.

Para se ter uma ideia, foram feitas parcerias com instituições e universidades de moda e cultura de todos os lugares, a fim de aproximar diferentes pontos de vista – dentro do Brasil temos o Masp e o Instituto Moreira Salles participando, por exemplo, além do Met e o Museu Nacional de Seda da China, de estrangeiros. “Queríamos mostrar que a moda é muito mais profunda do que o que você veste; que há uma história por trás disso, há pessoas por trás disso, há influências que vêm da arte, que vem da música, que vem da cultura de forma mais ampla”, conta Kate Lauterbach, gerente de programação do Google Arts & Culture.

2017-07-11-10_21_35-we-wear-culture-google-arts-culture

Logo de cara, o We Wear Culture sugere diferentes temas a serem explorados dentro do site, com conteúdos bem ricos de informações. Foto: (print retirado do site)

A história da moda é contada de maneira visual e fluída. Determinadas partes do site são dedicadas a contar em detalhes a história da moda: qual a importância desse tipo de expressão dentro da sociedade, como ela é vista em diferentes partes do mundo, o que o fast fashion significa hoje na realidade em que estamos, e como grandes marcas fizeram o seu nome. Para não deixar o assunto muito amplo, especificidades como tecidos e estilos característicos de algum ponto do mundo podem ser encontrados.

Dentro do vasto arquivo de documentação da moda, é possível adentrar em exposições e poder visualizar peças com uma riqueza em detalhes não antes encontrada. Algumas fotos foram feitas com a Art Camera da Google que cria imagens em gigapixel, podendo ser ampliadas, proporcionando uma experiência à parte. Vídeos em 360º também integram a biblioteca virtual, trazendo todos os ângulos de ícones da moda.

2017-07-11-11_06_11-we-wear-culture-google-arts-culture

Aba referente a sessão de museus: tudo em 360º e com uma legível visão até dos textos de apoio nas placas e parede. Foto: (print retirado do site)

Deixamos então um convite para que acessem o site e surpreendam-se com a vastidão que o mundo da moda oferece. O link para acessar o We Wear Culture você encontra clicando aqui.

Fonte: O Google da Moda (Trendr.com.br)