Atualizado em 26 de abril de 2022
Ana Cristina Teodoro da Silva é professora do curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Trabalha História, Ética e Teorias em Comunicação. Aprende muito com as Artes, Educação e Filosofia. Pesquisa temporalidades nas mídias.
Fez pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ); doutorado e mestrado em História e Sociedade (UNESP) e graduação em História (UEM).
Filha de caipira e nordestina; neta de negro; bisneta de índia, se interessa por ambientes comunicacionais ecológicos.
Valéria Soares de Assis integrou a comissão de elaboração do projeto pedagógico do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atuou na coordenação do colegiado do curso nos seus primeiros dez anos. Atualmente faz parte do seu corpo docente e é coordenadora do projeto de extensão “Mbói-Observatório de Mídias”.
É graduada em História na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestra também em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve estudos e pesquisas antropológicas com ênfase na Cultura Material, imbricando temas como comunicação, poder e cultura.
Tiago Lenartovicz possui graduação em Comunicação, com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UniCesumar e é Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Faz parte do corpo docente do curso Comunicação e Multimeios e coordena o projeto de extensão ComunicaUEM. Suas áreas de atuação percorrem a comunicação, publicidade, artes de vídeo, artes plásticas e fotografia.
Paulo Negri Filho é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Comunicação Visual em Mídias Interativas pela Universidade Norte do Paraná e Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis. Faz parte do corpo docente do curso de Comunicação e Multimeios desde 2015 e é coordenador do projeto ComunicaUEM. Coordenador do curso na gestão 2020/2022.
Graça Penha Nascimento Rossetto
Graça Penha N. Rossetto é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades Integradas São Pedro, FAESA (2004). Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com doutorado sanduíche na University of Iowa (Iowa, EUA). Faz parte do corpo docente do curso de Comunicação e Multimeios desde 2019 e integra o ComunicaUEM.
Daniela Polla
Daniela Polla é graduada em Comunicação Social – Hab. Jornalismo (2010), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Letras (2013), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora colaboradora do curso de Comunicação e Multimeios desde 2017.
Tiago Franklin Rodrigues Lucena
Doutor (2013) e Mestre (2009) em Artes, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia na Universidade de Brasília (UnB), trabalhando com os temas de mídias móveis, locativas, pervasivas e sencientes. Possui graduação em Arte e Mídia pela UFCG (2007) dirigindo e produzindo documentários, direção de conteúdos para a multimídia e hipermídia, jogos eletrônicos e fotografia. E especialização em “Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação”; pela UniCesumar. É professor do curso de Comunicação e Multimeios na Universidade Estadual de Maringá e se interessa pela relação entre Comunicação, Arte, Tecnologia e Ciência (da Computação/Software e Eng. Biomédica). Trabalha com os seguintes temas Ciber e Bioarte, Cibercultura, Meios Interativos e Digitais, Computação Ubíqua, Pervasiva, Internet das Coisas, Cinema Enativo, u-health (saúde ubíqua) e Arte Socialmente Engajada. Atuou como bolsista CAPES/Reuni na Universidade de Brasília/Gama colaborando com pesquisadores da Eng. Automotiva, Eletrônica, Aeroespacial, Software e de Energia, em especial desenvolvendo projetos de inovação para o campo da saúde. Foi prof. substituto do curso de Design da UnB e professor na UniCesumar (Maringá-PR) no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e para os cursos de Sistemas para Internet, Publicidade, Jornalismo, Arquitetura, Artes Visuais e Pedagogia. Esteve em doutorado sanduíche no Massachusetts Institute of Technology – MIT no grupo Camera Culture – MediaLab com o Prof. Ramesh Raskar. Realizou visitas técnicas a institutos de pesquisas na Alemanha (Fraunhofer) e apresentou trabalho e exposições coletivas no Museu da República em Brasília, CCBB, Memorial da América Latina e Museu da Imagem e Som (MIS) em São Paulo, Centro Cultural San Martin em Buenos Aires, Oncena Bienal de Havana e papers e projetos desenvolvidos em eventos na Turquia, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Líbano, Canadá e EUA.
Rodrigo Gontijo
Rodrigo Gontijo é professor na Universidade Estadual de Maringá, pesquisador e artista. É Doutor e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. É membro da AsAECA (Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual) e da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Desenvolve projetos de live cinema, instalações, filme-ensaio, documentários. Seus trabalhos já foram apresentados no V Congreso Internacional de Sinestesia, Ciencia y Arte em Alcalá la Real (Espanha), On Marche em Marrakesh (Marrocos), Tangente Danse Contemporaine em Montreal (Canadá), AsAECA em Rosário, Quilmes, Santa Fé (Argentina), MAM-SP, Mobile Radio na 30ª Bienal de São Paulo, Red Bull Station (SP), CCBB (Brasília), Instituto Tomie Ohtake (SP) e diversas unidades do SESC. É coordenador do projeto de extensão Cine UEM.
Cássio Henrique Ceniz
Cássio Henrique Ceniz é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela então Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Letras pelo campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e possui especialização em em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM, com área de concentração em Estudos Linguísticos e na linha de pesquisa estudos do texto e do discurso. É professor colaborador do curso de Comunicação e Multimeios desde 2018.
Francisco Verri
Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve atividades de ensino na área de Comunicação e pesquisas com ênfase nos estudos sobre mídia e política, democracia e cobertura jornalística.
EX-PROFESSORES
Thiago Henrique Ramari
Thiago Henrique Ramari é doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pelo UniCesumar. Em 2020, lançou o livro “Funny Games, Michael Haneke, Contracinema!” pela Editora Appris. Entre 2006 e 2018, trabalhou, como repórter, editor e editor-executivo, nos jornais Folha de Londrina, Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e O Diário do Norte do Paraná.
Fernanda Amorim Accorsi foi docente do curso de Comunicação e Multimeios de 2016 a 2019 e hoje atua como Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI), campus Prof. Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Comunicação e Educação pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Jornalista pelo Centro de Ensino Superior do Paraná. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em psicopedagogia, aprendizagem e cultura (GEPAC), da UEM. Pesquisa a relação entre mídia, gênero e educação sob a perspectiva dos Estudos Culturais. Tem experiência na área de Educação, Mídias na Educação, Jornalismo, Minorias Culturais e Comunicação Interna.
Cristiane da Silveira Lima fez parte do corpo docente do curso de Comunicação e Multimeios de 2016 a 2018 e atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e do Centro de Formação em Artes (CFA) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Vice-coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes (Campus Sosígenes Costa). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, com a pesquisa “Música em cena: à escuta do documentário brasileiro”.
Por meio do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – CAPES), realizou estágio doutoral no Départment d’Histoire de l’Art et d’Études Cinématographiques, da Université de Montréal (Canadá), no âmbito do laboratório de pesquisa La Création Sonore – Cinéma, Arts Médiatiques et Arts du Son, do qual hoje integra o comitê científico. É radialista, com formação complementar livre em Música. Atuou como intérprete em diferentes projetos de música popular, entre eles, o grupo Serelepe (projeto de extensão do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG), dedicado à canção infantil. É pesquisadora da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e coordenadora do programa de extensão “Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual “(CFA/UFSB).