Em 1972, Nolan Bushnell e Ted Dabney uniram esforços para fundar a empresa de produtos eletrônicos que viria a ser a maior responsável pela popularização dos videogames. Estamos falando do Atari, empresa essa que já em sua década inicial de vida se destacou como a maior desenvolvedora de jogos para fliperamas.

O primeiro console produzido foi o Atari VCS (Video Computer System), que chegou ao mercado em 1977 e foi acompanhado por lançamentos similares. Porém o maior sucesso da empresa veio com o lançamento do Atari 2600, que acabou por se tornar um ícone. Com jogos viciantes como Pac-Man, Enduro e River Raid, o modelo se popularizou e foi produzido por mais de uma empresa aqui no Brasil.  A importância disso se deve ao fato de que na época a importação de produtos eletrônicos era proibida por lei, a fim de valorizar a indústria nacional. O incentivo para a produção deste por empresas locais foi um verdadeiro pontapé para a indústria de videogames brasileira.

2017-06-27-22_50_23-atari-2600-pesquisa-google

Atari 2600. Foto: (Reprodução/Atari Archives)

Após o auge, nada parecia bater aquela repercussão, o que, junto com outras novidades do mercado, como os videogames de 8bits da Master System, acabaram por desbancar o Atari do topo. Como consequência, as vendas e produção também foram prejudicadas, levando a empresa a focar no lançamento de jogos, utilizando o nome e logotipo já famosos para conquistar público. Acabou dando certo, e um que alcançou grande destaque foi o Civilization, uma série de jogos para computador, que começou em 1991 e teve sua versão mais recente lançada em 2016.

csd

Diferença da qualidade gráfica entre os mapas da versão mais antiga e a mais nova do Civilization.

Mesmo com tantas mudanças de versões dos jogos e consoles, ainda existem pessoas que produzem jogos para os modelos de videogames mais antigos do Atari, em uma forma de manter a história e matar a saudade. Outra forma de estar em contato com esse universo, é visitando o Museu Itinerante do Videogame, que inclusive já passou por Maringá, como você pode ver em uma cobertura feita pelo Comunica UEM aqui.

 

Não vamos ficar só de conversa! Separamos abaixo dois sites que disponibilizam online os jogos para você se divertir e fazer uma viagem no tempo.

Portal Atari.com

O site oferece diversos jogos do Atari e também opções para download, além de contar um pouco sobre a história do Atari. Para acessar, clique aqui.

Virtual Atari

Integralmente em inglês, porém com um leque de opções completo: 550 jogos que fizeram parte da história do Atari. Para acessar, clique aqui.