Nos dias 09 a 16 de setembro acontecerá na cidade de Maringá a Terceira Mostra de Teatro Estudantil de Maringá – MOTEM, realizada com o apoio do Ministério da Cultura e Viapar. Com inscrições gratuitas, abertas no dia 12 de junho e que vão até dia 14 de julho, poderá ter a participação de alunos matriculados em escolas públicas ou privadas de Maringá e região que tenham até 19 anos, dirigidos por um professor monitor maior de 18 anos (clique para conferir o regulamento completo).

Após as apresentações, que acontecem nos teatros da cidade, é promovido um debate entre o público, professor/orientador e participantes da peça, são feitas discussões quanto ao tema da peça escolhida, da sua criação (quando autoral, ou adaptação), o processo do ensaio e da temática que aborda.

Por não ser de cunho competitivo a mostra contribui para o desenvolvimento e envolvimento dos alunos com a arte, especificamente o teatro, já que durante os meses antes da apresentação, a preparação os direciona às mais diversas reflexões e também promove o sentimento de apreciação do trabalho artístico dos demais participantes. Além do mais, fomenta a cultura, o lazer e o entretenimento nas escolas do município.

Para alguns alunos que participam pela primeira vez fica a experiencia única de subir num palco e encenar para amigos, escola e familiares, sentindo-se parte de um coletivo inclusivo onde sua expressividade é como um agente libertador de ideias e sentimentos e resultado evidente de meses de trabalho corporal e teatral.

Alunos encenando a peça "A comédia das condições sociais" no ano passado

Alunos encenando a peça “A comédia das condições sociais” no ano passado.

Em conversa com a professora de teatro, Andresa Viotti, mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, que participou com seus alunos da MOTEM do ano passado, ela relata um pouco de sua experiência como professora e da relação com os alunos durante o processo, ensaios e também depois da apresentação:

“O espaço que a MOTEM abriu para os colégios participarem foi fantástico. O coordenador foi sempre atencioso e prestativo com a gente. Um ponto positivo é que não foi delimitado tempo, assunto, etc. Então, a troca de experiências foi incrível, pois tinham peças para vários gostos. Enquanto professora, minha percepção se estende para além da mostra. Mas, ficando mais na MOTEM foi uma grande oportunidade de fazer com que alunxs que nunca tivessem pisado em um palco se apresentassem, assistem peças. O processo foi maravilhoso, estávamos em um grupo que era maravilhoso. O que mais fica da MOTEM, em linhas gerais e genéricas, é a coletividade e a troca de experiências. ”

A peça "A comédia das condições sociais" foi dirigida pela professora Andresa Viotti

A peça “A comédia das condições sociais” foi dirigida pela professora Andresa Viotti.

Convite feito, é só inscrever o seu grupo e preparar tudo para nos encontramos em Setembro, durante as apresentações. Confira o site oficial da MOTEM e sua página no Facebook.

 

 

 

Imagens feitas ano passado pela organização da MOTEM.