A história em quadrinhos que trouxe ao mundo o personagem Garfield foi publicada pela primeira vez em 19 de junho de 1978 – há exatamente 39 anos. Criada por Jim Davis, ela foi pensada como uma sátira aos donos de animais domésticos e a relação com seus bichanos e retrata o gato como sendo o “verdadeiro dono da casa”.

Garfield tem questões de “gente”: o ódio às segundas-feiras, o mau humor, a dificuldade de manter a dieta. Através dessa narrativa que gera reconhecimento por parte do leitor, o criador pontua de forma sátira e irônica temas do cotidiano e da sociedade.

Primeira tirinha a ser publicada, em 1978. Reprodução: garfield.com

Primeira tirinha publicada, em 1978. Reprodução: garfield.com

A aparência do felino se adaptou e se transformou ao longo dos anos. Em 1983, a história deixa de se preocupar com os pontos fracos dos gatos e passa a focar em cenários engraçados – como a relação de Jon (o dono) com as mulheres – além de acentuar ainda mais o lado cômico do gato.

"É tudo sobre mim!" Evolução do personagem durante os anos. Reprodução: garfield.com

“É tudo sobre mim!” Evolução do personagem durante os anos. Reprodução: garfield.com

O que começou nos quadrinhos foi se expandindo para outros meios. Garfield também se fez (e se faz) presente na televisão. Sua primeira aparição na telinha foi em um especial de doze episódios intitulado “Here Comes Garfield”, de 1982. Atualmente, o personagem estrela “The Garfield Show”, uma série exibida em pelo menos cinco países. Ele esteve presente até mesmo em comerciais publicitários. Confira o anúncio da empresa American Express Card intitulado “Do You Know Me?”, de 1984:

O fã nº1 de lasanha também esteve no cinema em duas adaptações: “Garfield: The Movie” (2004) e “Garfield 2” (2006). Assista o trailer do segundo:

Além disso, o criador já ganhou quatro Emmys (prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão) e foi contemplado no Guiness, em 2002, como a história em quadrinhos mais distribuída do mundo.

Reprodução: garfield.com

Mesmo com as diversas adaptações, as tirinhas continuam tendo grande alcance. Atualmente, segundo a Folha de São Pauloelas são publicadas em mais de 2,6 milhões de jornais no mundo.

No site oficial do Garfield você encontra outras informações que vão desde o percurso completo que a história percorreu até um acervo de quadrinhos. Vale a pena conferir!

“É o meu aniversário! E também é segunda-feira.” Reprodução: Garfield.com

“É o meu aniversário! E também é segunda-feira.” Reprodução: garfield.com