Assim como em toda data comemorativa, diversas marcas elaboraram propagandas específicas de seu produto nesse dia dos namorados; comemorado ontem (12) em todo o Brasil, a fim de passar alguma mensagem especial ao seus consumidores. Em meio a isso, algumas marcas acabaram se destacando pela forma com que abordaram a data, mostrando um olhar mais aberto e preocupado em representar os diversos relacionamentos.

Impossível não lembrar do que talvez foi o primeiro pontapé marcante para a inserção de casais homoafetivos em comerciais de TV: a peça publicitária feita em 2015 pelo O Boticário, “A vida é linda”. Para divulgar um novo perfume da marca, a cena mostra casais heterossexuais e homossexuais presenteando-se ao som da música “Toda Forma de Amor”, do Lulu Santos, reforçando a mensagem do respeito à diversidade. Relembre:

Neste ano, algumas marcas mostraram o mesmo capricho ao fazer com que todos se sentissem representados e incluídos. Confira abaixo alguns exemplos:

Vick

 A Vick uniu o novo posicionamento deles para este inverno, chamado de o “Poder do Toque”, o qual diz ser a combinação do toque para a aplicação do medicamento com o contato físico a melhor forma de potencializar o tratamento. Com uma narrativa sensível e delicada, a marca mostra como o dia a dia de casais homossexuais é afetado pelo preconceito e medo de julgamento das outras pessoas. A mensagem de que a Vick apoia demonstrações de amor e carinho por todas as pessoas encerra e carrega uma mensagem  inclusiva. 

Renner

A Renner é outro exemplo que também trouxe casais de diversas orientações sexuais, além de representar relacionamentos entre idosos e pessoas de diferentes raças. O destaque fica para o ato do toque, de forma a evidenciar o carinho carregado nestes gestos.

Vivo

Uma abordagem diferente e que trouxe um assunto bem em alta foi feita pela Vivo, com o comercial #Renamore. Chamando a atenção para o tempo que passamos conectados com os nossos celulares, a propaganda mostra que muitas vezes perdemos a conexão com pessoas reais, porém que este contato pode ser recuperado.

Riachuelo

A repercussão do novo comercial da Riachuelo mostra como essas diferentes abordagens no universo da publicidade estão acompanhando o desejo do público por conteúdos que não mostrem só o óbvio. O comercial limita-se a representar apenas casais heterossexuais nesta peça para o dia dos namorados, o que gerou discussões nas redes sociais sobre a falta de representatividade.