Acreditando na capacidade que a fotografia tem de mostrar aquilo que passa despercebido pela maioria das pessoas, o fotógrafo Edu Leporo explora esse potencial da lente de sua câmera para retratar a relação entre moradores de rua e seus cães. Indo além do estigma que paira sobre os moradores de rua, pessoas “invisíveis” aos olhos da sociedade e que não possuem história ou identidade, o projeto fotográfico reconhece a humanidade e o afeto entre aqueles que se encontram em situação de rua e seus companheiros de vida, os cachorros.

A Kombi do Kiko e Jamaica.

A Kombi do Kiko e Jamaica. Foto: Edu Leporo.

A parceria entre moradores de rua e seus cães funciona tão bem que o significado de família ganha outro sentido para eles, não importa se é humano ou animal, o apoio existente os ajuda a superar os desafios de cada dia. Sendo que o amparo não fica apenas no campo emocional, mas também no compartilhar do pouco que se tem, como comida, cobertor e abrigo improvisado.

Amigos de Ciclovia, José e Leão.

Amigos de Ciclovia, José e Leão. Foto: Edu Leporo.

Ângela, Lion e Diego. Foto: Edu Leporo

Ângela, Lion e Diego. Foto: Edu Leporo.

O fotógrafo reuniu sua pesquisa e fotografias tiradas ao longo de três anos em uma exposição fotográfica que além de eternizar a relação entre os cães e seus donos, dá visibilidade a personagens reais que tem nome, sobrenome e uma história de vida a contar. Nas palavras de Leporo, o projeto autoral busca parceiros e patrocínio para levar a exposição a todo Brasil e exterior para, assim, aproximar ainda mais as histórias dos olhares apressados das cidades. A exposição já passou pelas cidades do estado de São Paulo, pelo Museu da Imagem e do Som e chegou até a cidade de Natal (RN).

Lançamento da exposição no evento Rolê das Patas, SP. Foto: Gu Leporo.

Lançamento da exposição no evento Rolê das Patas, SP. Foto: Gu Leporo.

O trabalho desenvolvido também está documentado em seu blog e redes sociais. E através de um financiamento coletivo pela internet, foi possível reunir em um livro dezenove histórias que se passam pelas ruas de São Paulo que foram ouvidas e registradas pelo artista. Parte do lucro obtido pela venda do livro é revertida em ações do Projeto Moradores de Rua e Seus Cães, que incluem doações de roupas e calçados, refeições e kits de higiene pessoal para os donos dos pets, e campanhas de vacinação, entrega de ração, coleiras antipulgas, castração e banho quente para os amigos quatro-patas.

Exposição do Projeto Moradores de rua e seus cães. Foto: Gu Leporo.

Exposição do Projeto Moradores de rua e seus cães. Foto: Gu Leporo.

Outra forma de promover o trabalho fotográfico de Edu Leporo e ajudar a patrocinar as intervenções organizadas pelo projeto MRSC é a compra de camisetas e canecas estampadas com as fotografias do artista no site Projeto São Paulo City.

Fontes:

www.estafotoeobicho.wordpress.com/ (blog de Edu Leporo)

www.facebook.com/moradoresderuaeseuscaes

@moradoresderuaeseuscaes (Instagram)

www.projetosaopaulocity.com.br/pd-2ac1d9-livro-moradores-de-rua-e-seus-caes.html