Foi iniciado no dia 20 de Maio de 2017 o 1° Festival de Maracatu de Maringá – FEMARA, que será estendido até o dia 18 de Junho de 2017. O evento conta com uma gama de oficinas e apresentações e tem como objetivo fomentar a visibilidade da cultura africana dentro de suas diferentes manifestações artísticas e religiosas, além de criar um ambiente para o debate do espaço das culturas populares na sociedade. O festival é financiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura – Prêmio Aniceto Matti, com o apoio da Vivaz Arte e coordenação por João Furlan.
O Maracatu, de origem afro brasileira, é uma dança folclórica que tem como objetivo o cortejo aos reis congos. Surgiu no panorama da miscigenação da cultura musical portuguesa, junto a africana e a indígena. Tem sua matriz no estado de Pernambuco. Possui um forte cunho religioso e atualmente tem visibilidade principalmente nas comemorações do Carnaval.

Celebração do maracatu durante o Carnaval. Foto retirada do Pinterest.
Durante o evento são propostas diversas oficinas, apresentações e rodas de conversa com a finalidade de ampliar o conhecimento daqueles interessados sobre o espaço da cultura afro brasileira no âmbito social. Dentre as atividades oferecidas, pode-se citar as oficinas que pretendem ensinar a dança típica – como a Oficina Maracatu de Baque virado com Ingazeiro Maracatu, realizada nos dias 20 e 27/05, 03 e 10/06, no Centro de Ação Cultural na Avenida XV de Novembro, n° 514, Zona 01, das 15h00 às 19h00. Além destas, ocorrem também debates como a roda de conversa sobre “Afro Religiosidade e a Cidade: diferentes perspectivas para ocupação do espaço” com Mestre Chacon Viana, Mestra Joana D’arc, Mãe Glórias, Mãe Clo e Yalodê-bada e mediação de Marivânia Conceição Araújo, realizada no dia 15/06, às 19h30 no gramado da Casa de Cultura Alcídio Regini e Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (cronograma retirado da página do Ingazeiro Maracatu, para mais informações sobre as horários, endereços e datas acesse o link).

Foto retirada da página oficial do Maracatu Ingazeiro no Facebook.
Diferentes grupos de maracatu paranaenses participam do evento, espalhados desde Foz do Iguaçu, Londrina até Curitiba, e também alcançando outros estados, como grupos de Recife. O Festival de Maracatu de Maringá traz consigo a oportunidade de conhecimento e debate acerca de práticas culturais de matriz africana advindas de centenas de anos atrás, e que percorrem o Brasil afora.