Foi iniciado no dia 20 de Maio de 2017 o 1° Festival de Maracatu de Maringá – FEMARA, que será estendido até o dia 18 de Junho de 2017. O evento conta com uma gama de oficinas e apresentações e tem como objetivo fomentar a visibilidade da cultura africana dentro de suas diferentes manifestações artísticas e religiosas, além de criar um ambiente para o debate do espaço das culturas populares na sociedade. O festival é financiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura – Prêmio Aniceto Matti, com o apoio da Vivaz Arte e coordenação por João Furlan.

O Maracatu, de origem afro brasileira, é uma dança folclórica que tem como objetivo o cortejo aos reis congos. Surgiu no panorama da miscigenação da cultura musical portuguesa, junto a africana e a indígena. Tem sua matriz no estado de Pernambuco. Possui um forte cunho religioso e atualmente tem visibilidade principalmente nas comemorações do Carnaval.

Celebração do maracatu durante o Carnaval. Foto retirada do Pinterest.

Celebração do maracatu durante o Carnaval. Foto retirada do Pinterest.

Durante o evento são propostas diversas oficinas, apresentações e rodas de conversa com a finalidade de ampliar o conhecimento daqueles interessados sobre o espaço da cultura afro brasileira no âmbito social. Dentre as atividades oferecidas, pode-se citar as oficinas que pretendem ensinar a dança típica – como a Oficina Maracatu de Baque virado com Ingazeiro Maracatu, realizada nos dias 20 e 27/05, 03 e 10/06, no Centro de Ação Cultural na Avenida XV de Novembro, n° 514, Zona 01, das 15h00 às 19h00. Além destas, ocorrem também debates como a roda de conversa sobre “Afro Religiosidade e a Cidade: diferentes perspectivas para ocupação do espaço” com Mestre Chacon Viana, Mestra Joana D’arc, Mãe Glórias, Mãe Clo e Yalodê-bada e mediação de Marivânia Conceição Araújo, realizada no dia 15/06, às 19h30 no gramado da Casa de Cultura Alcídio Regini e Centro Comunitário Pioneiro Orlando França (cronograma retirado da página do Ingazeiro Maracatu, para mais informações sobre as horários, endereços e datas acesse o link).

Foto retirada da página oficial do Maracatu Ingazeiro no Facebook.

Foto retirada da página oficial do Maracatu Ingazeiro no Facebook.

Diferentes grupos de maracatu paranaenses participam do evento, espalhados desde Foz do Iguaçu, Londrina até Curitiba, e também alcançando outros estados, como grupos de Recife.  O Festival de Maracatu de Maringá traz consigo a oportunidade de conhecimento e debate acerca de práticas culturais de matriz africana advindas de centenas de anos atrás, e que percorrem o Brasil afora.