“O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço” – Jota Quest
O abraço traz benefícios desde o nascimento até os últimos dias de vida. O aconchego do bebê à sua mãe durante a amamentação colabora com o desenvolvimento de seu sistema nervoso. Durante o abraço, hormônios como a ocitocina e a endorfina são liberados. O primeiro, liberado pela hipófise, é conhecido como “hormônio do amor”. Já a endorfina é uma das responsáveis por produzir a sensação de bem estar.
Você já deve ter se sentido aliviado quando recebeu o abraço de alguém, talvez quando era criança e, enquanto chorava, recebeu um amoroso abraço de sua mãe; quando perdeu o jogo da final do campeonato e seus amigos te abraçaram para que não entristecesse; ou em um momento de tristeza pelo falecimento de um ente querido. Não foi impressão sua, o abraço realmente tem o poder de desestressar. Dessa forma, esse remédio natural e gratuito ajuda a regularizar os níveis de pressão arterial e, consequentemente, diminui as chances de doenças cardíacas.
Não sabe o que dizer pra um amigo que perdeu o emprego? Um abraço é uma ótima opção. Não sabe como se desculpar com a namorada? Um abraço pode ajudar na reconciliação. Não sabe como agradecer alguém que faz muito por você? Um abraço demonstra seu amor e gratidão. Abraço é solução pra muita coisa!
O abraço é usado como forma de comunicação, representando carinho, compaixão, amizade, etc. É um ótimo exemplo da comunicação recíproca. Em um abraço, os papeis emissor/receptor se confundem e ambas as partes de tornam emissoras e receptoras de demonstração de afeto.
O que está esperando para correr abraçar sua família e seus amigos?