Ontem, dia 17 de Maio de 2017, o jornal O Globo divulgou a notícia dos áudios da JBS que  delatavam o atual presidente Michel Temer. Na descrição do áudio, entende-se o presidente dando aval para a operação “cala-boca” – definida pela compra do silêncio de Eduardo Cunha, deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados. Dentre outras acusações, também foi delatado o senador afastado Aécio Neves, ex-presidente do PSDB, pedindo  R$ 2 milhões ao dono da JBS. As gravações foram feitas e entregues por Joesley e Wesley Batista,donos da JBS,  à PGR.

A notícia repercutiu em diversos canais de comunicação e nas redes sociais, como no Twitter. Fizemos uma pequena análise das manchetes* de cinco jornais nas suas plataformas digitais para entender os destaques que cada meio na veiculação da notícia.

  1. O Globo.

Sendo o jornal que primeiro divulgou o relato, a página inicial do site O Globo contém em sua totalidade notícias que englobam o assunto. 

Manchetes do jornal O Globo

O Globo

  

Dividindo a diagramação em dois quadros – um contendo manchetes sobre Temer e outro sobre Aécio Neves, o Jornal também cita, mesmo que com menor destaque, a queda da bolsa de valores, a repercussão no Twitter e as passeatas “Fora Temer” que ocorreram em todo o Brasil. Nas manchetes principais, não se encontravam fotos, dando destaque somente ao texto. Temas como “mundo” e “religião” foram deixados posteriores as notícias envolvendo o escândalo. 

Manchetes do jornal O Globo

O Globo

2. BBC Brasil

Assim como O Globo, as principais notícias do dia relacionam-se com os relatos de ontem.

Contudo, a BBC Brasil, além de divulgar as notícias sobre os fatos, apresentou uma análise e esclarecimento das notícias.

Manchetes BBC Brasil

BBC Brasil

Apesar de citar Aécio Neves, as manchetes dão maior destaque a Temer, que conta com duas fotos veiculadas na página principal. A BBC também comenta sobre o tumulto nas redes sociais e as manifestações “Fora Temer”.

3. Estadão

A diagramação do site é composta por uma manchete principal e pequenas chamadas vinculadas ao assunto principal. 

Manchete Estadão

Estadão

A manchete do Estadão chama atenção por destacar o nome de Aécio Neves e por não vincular diretamente a acusação ao presidente, apenas ressaltando sua defesa. Sendo que, mesmo acontece com a chamada da matéria, cuja atenção está para o ex-senador, cuja a família também foi presa no dia de ontem.

4. Carta Capital

A Carta Capital, assim como o Estadão,  deu maior destaque a Aécio Neves, destinando a primeira parte do site uma manchete sobre um possível mandato de prisão. Outro assunto de importância foi a discussão sobre a possibilidade de impeachment do atual presidente Temer.

Manchete Carta Capital

Carta Capital

Diferentemente dos outros veículos, o espaço destinado a esse assunto foi mais limitado, dando maior enfoque a situações mais pontuais.

Manchete Carta Capital

Carta Capital

5. Folha de S. Paulo

A Folha de S. Paulo também destinou grande parte do seu espaço editorial para a veiculação do escândalo.  Contudo, procurou outras abordagens, aparecendo também nas manchetes em destaque  a menção a ex-presidente Dilma. 

Manchete Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O jornal destaca também as passeatas e a bolsa de valores, mas não dá grande enfoque na repercussão feita nas redes sociais. Apesar de citar o nome do presidente na manchete principal, não houveram muitas reportagem que esclarecessem sobre o presidente ou sobre um possível impeachment.

Manchete Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

*A matéria foi analisada a partir das notícias veiculadas do dia 18/05/17 às 11:57, estando o site sujeito a alterações ao longo do dia.