Quem mora em Maringá e região e é apaixonado por videogame, interessado em história ou ao menos procura alguma diversão para essa semana, deve considerar muito ir conhecer o Museu do Videogame Itinerante. Durante o período em que acontece a Expoingá (4 a 14 de maio), no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, estará alocado em um pavilhão a exposição que contém um acervo dos últimos 42 anos da história dos videogames.

O Museu do Videogame Itinerante foi uma criação do jornalista e curador Cleidson Lima, que após ser validado e mapeado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, passou a ser uma exposição nômade com a intenção de visitar cidades de todos os estados, meta essa seguida já há cinco anos. “Não temos intenção de ser o maior ou melhor, mas sim mostrar ao público que os jogos eletrônicos precisam ser reconhecidos também como história, cultura e arte”, diz Lima.

zdfbs

A evolução dos jogos é nítida na exposição, onde é possível jogar tanto a primeira versão de Mortal Kombat quando a mais recente.

A exposição traz uma proposta diferente ao permitir que o visitante conheça e também jogue entre os mais de 250 consoles e 6 mil jogos considerados clássicos das últimas quatro décadas. Entre os expositores é possível encontrar várias versões dos videogames Atari, Nintendinho, Master System, Mega Drive, Nintendo 64, Sega Saturn, Dreamcast, Game Cube, Xbox e Playstation. A oportunidade de poder ver lado a lado a melhora na qualidade dos gráficos, sons e a funcionalidade dos games encanta quem passa por lá, prendendo a atenção de até quem nunca jogou as versões mais antigas.

img_20170508_202047

Encontro de gerações: menino jogando Doom, jogo de tiro pioneiro ao apresentar a perspectiva em primeira pessoa, lançado em 1993

O sucesso do museu está superando expectativas. Nossa dica para quem quer visitar e jogar sem preocupações de superlotação e filas é ir com bastante tempo livre para poder aproveitar tudo que a exposição oferece. Jogos de realidade virtual, telas com os consoles de vários games e até um palco de Just Dance estão disponíveis para serem jogados gratuitamente.

img_20170508_202313

Jogos de realidade virtual viraram verdadeiras atrações no Museu do Videogame Itinerante

 

O horário de funcionamento varia: nos dias 4, 5, 9, 10, 11 e 12 de maio funciona das 14h às 23h, enquanto que em 6, 7, 8, 13 e 14 de maio é das 11h30 às 23h30.

Para mais informações sobre o museu, confira o site aqui