A importância dos festivais, principalmente para os universitários, são para que eles possam ter mais visibilidade de seus trabalhos realizados, e muitas vezes, os festivais são a principal porta de entrada para os estudantes e para amadores. Eles também oferecem um canal de difusão; difusão essa que dá a oportunidade para os filmes que não conseguem entrar nos grandes circuitos de exibição.

Ademais os festivais dão o apoio e estimulam as produções audiovisuais independentes e feitas por estudantes, ajudando a construir um futuro promissor para a “sétima arte”. Pensando sobre isso, o Comunicauem traz cinco festivais de cinema onde alunos, amadores e profissionais podem inscrever seus trabalhos.

20º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO

Fundado em 1995 este festival  só aceita trabalhos exclusivamente realizados por alunos universitários.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de maio pelo site http://fbcu.com.br/inscricao/

O festival será realizado de 26 de junho até 2 de julho de 2017.

PIRENÓPOLIS DOC

A terceira edição do PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro acontecerá no Cine Pireneus, na cidade de Pirenópolis, entre os dias 15 e 20 de agosto. Podem ser inscritos filmes e vídeos documentários realizados no Brasil que foram finalizados a partir de janeiro de 2016.

Os realizadores que quiserem participar devem se inscrever pelo site www.pirenopolisdoc.com.br

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de maio e envolvem duas categorias:

• competição de documentários de longa ou média-metragem (a partir de 31 min) e
  • competição de documentários de curta-metragem (até 30 min).

Festival do Minuto

Fundado em 1991, o Festival do Minuto trabalha seleciona trabalhos de amadores e profissionais com duração máxima de um minuto. Os melhores trabalhos selecionados pela curadoria do festival são premiados com o Troféu Minuto.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site www.festivaldominuto.com.br, até o dia 31 de julho.

Os trabalhos podem estar entre três categorias:

• Trajetos urbanos: onde a ideia é discutir a mobilidade urbana.
  • Animação: qualquer animação que tenha até um minuto.
  • Tema livre: onde o realizador pode escolher o tema que lhe mais agrada.

FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

O Festival de Cinema de Gramado completa nessa edição 45 anos. Além do Kikito, serão distribuídos R$ 280 mil entre os vencedores.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio, pelo site www.festivaldegramado.net

A 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontecerá de 18 a 26 de agosto.

MOSTRA ELAS – FILMES DIRIGIDOS POR MULHERES

1ª Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres, surge com o intuito da necessidade de valorizar a atuação da mulher na área cinematográfica. Serão aceitos curtas e longas-metragens de todos os gêneros, dirigidos ou codirigidos por cineastas brasileiras.

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio pelo site www.mostraelas.com.

O evento acontece entre os dias 17 a 20 de agosto, na Sala de Arte da UFBA, em Salvador.

Fonte: revistadecinema.uol.com.br

Imagem destacada da artista Chow Hon Lam