Redes sociais são entendidas como espaços compostos por pessoas ou organizações interligadas por uma variabilidade de relações e interesses, em meios digitais são utilizadas como ferramentas de partilha de valores, conteúdos, objetivos em comum e até mesmo discordantes, na contemporaneidade cumpre também função de sociabilização e entretenimento, se apresentando como uma das principais fontes de comunicação e mediação. O Twitter é uma rede social que possibilita a transmissão de pensamentos, contação de fatos sejam eles de cunho humorístico, verossímil etc., com determinada delimitação de caracteres por mensagem, sendo essas conhecidas como tweets, o mesmo apresenta em sua estruturação o uso de palavras chaves, hashtag, para conectar certos assuntos gerando assim uma integração entre os usuários que possuem interesses em comentar os mesmos, em meio a esse turbilhão de hashtag inseridas a todo momento denomina-se  trends topics  uma espécie de listagem que funciona como auxílio para que se descubra os assuntos mais comentados do momento mundialmente falando.

Tendo as redes sociais apontado sua seriedade e popularidade mundial, ocasionou-se rumores e questionamentos acerca da possibilidade da mesma ofuscar ou minar a audiência da televisão, que até então se consolidara como importante meio de comunicação em grande escala, o que não se concretizou, pelo contrário, o que se tem visto é a convergência entre esses dois meios de comunicação distintos, uma vez que se torna possível o uso do twitter por meio de hashtag em conteúdos televisivos como forma de gerar integração entre os telespectadores e a emissora, por onde se torna possível mensurar a aceitação ou reprovação popular a determinados assuntos, se faz presente também na forma de entretenimento por comentários sobre dados programas, ou também por meio de votações e enquetes para decisões proporcionados pelos mesmos, atualmente os tweets estão muito ligados a comentários sobre programas e novelas específicas como: The Voice, Masterchef, Big Brother, Os Dez Mandamentos, e a outras transmissões como: Carnaval, Festivais etc. Gera-se então de modo participativo uma integração benéfica para ambos pois a visibilização da televisão twittada em tempo real aumenta a audiência da mesma e de sua programação e ao assistir a dados conteúdos televisivos gera no internauta estimulo a twittar sobre. Por fim outra particularidade dessa convergência que pode ser citada é o fato de que a popularidade no twitter pode ocasionar espaço na televisão, influencers, e quem já possui espaço na televisão, repórter, apresentador, pode usar o twitter como meio de descontração e liberdade.