No ar desde 1995 e totalizando 24 temporadas já feitas, a novela Malhação, voltada para o público jovem, passou por altos e baixos durante esse tempo e se prepara agora para estrear mais uma temporada. Na tentativa de mudar o formato já conhecido e atrair mais o interesse das pessoas, o roteirista e cineasta Cao Hamburger assume o comando desta edição e pauta no tema diferenças.

A primeira grande mudança é o cenário: ao contrário do sempre Rio de Janeiro, a história será ambientada em São Paulo, a fim de entrar em contato com a diversidade característica da cidade. Tratando-se das personagens, cinco garotas com personalidades totalmente distintas foram selecionadas como protagonistas. A relação de amizade entre elas conduzirá a história por caminhos diferentes – sempre sob a ótica feminina – passando pelas dificuldades comuns da adolescência e trazendo a atenção para discussões das diferenças de opiniões, sociais, estéticas, raciais e religiosas.

A forma como a novela Malhação representava o cotidiano dos jovens já não era mais condizente e se mostrava necessária de mudanças já há algum tempo. Os dados de queda de audiência refletiam como a repetição de roteiros e estereótipos das personagens não estavam agradando o público, uma vez que restringia a narrativa à seletos grupos, e assim, as diversidades. “São grandes as riquezas do nosso país e falar sobre a utopia da convergência da diferença é um assunto que está premente hoje”, diz Cao Hamburguer sobre os novos direcionamentos dessa temporada.

Outras marcas e empresas também passaram por um processo de reformulação da sua forma de abordagem ao público. No começo deste ano, a Skol assumiu seu passado de propagandas machistas  para a exposição da cerveja e pontuou a necessidade de seguir em frente. Para começar a nova fase, a marca lançou um projeto em que seis ilustradoras foram convidadas a redesenhar antigos anúncios da forma como elas queriam ser representadas. A mudança de abordagem nas peças deixa nítido a importância de ouvir e conhecer mais o público com quem está lidando, marcando a nova fase da Skol.

No ano passado, a Playboy também anunciou uma nova proposta da revista, colocando como pilar a valorização da mulher, deixando a elas decidirem como querem fazer o ensaio e o que mostrar. A tentativa de trazer um posicionamento diferente e mais artístico não convenceu muito, sendo alvo de críticas e olhares duvidosos. Ontem (24/04) foi notícia que os donos da Playboy Brasil são acusados de assédio por modelos, indicando que a mudança talvez tenha sido só idealizada.
A nova temporada de “Malhação -Viva a diferença!” estreia dia 03/05, numa quarta-feira. Para mais informações e curiosidades, siga a hashtag #VivaADiferença.