Hoje é o dia dedicado a Tiradentes, o líder da Inconfidência Mineira. Ele pode ser considerado um herói nacional, já que, lutou até a morte para que o Brasil pudesse ser independente de Portugal. E para comemorar quem se dedicou tanto a independência do Brasil, escolhemos cinco filmes independentes para você aproveitar o seu feriado.

Imagem relacionada

Prepare a pipoca e o refrigerante e escolha um ou mais desses filmes para assistir hoje.

1: FRANCES HÁ

Imagem retirada da Woo! Magazine postado no dia 16 de outubro de 2016

É um filme escrito e dirigido por Noah Baumbach e faz uma quebra dos clichês da vida adulta. Fraces, personagem principal do filme, interpretada por Greta Gerwig – que também é co roteirista do filme – é uma jovem extremamente profunda que serve como uma alegoria dos jovens do século XXI. Recém-formada e sem dinheiro para seguir em frente, sonha com uma carreira artística mesmo não tendo talento para tal.

imagem retirada de home cinema

Sam Levy, diretor de fotografia do filme, fez o filme em preto e branco remetendo ao filme de Woody Allen, Manhattan. As inspirações clássicas também se mostram presente na trilha sonora, com músicas de Bach, Mozart e Georges Delerue. Também presente estão as músicas dos artistas Paul McCartney, David Bowie e The Rolling Stones.

Segundo o site AdoroCinema, na trama, Frances é uma jovem (mas não tão jovem) que integra uma companhia de dança e sonha em integrar o time principal do grupo e sair em turnê, o que lhe daria mais dinheiro para sustentar sua vida na Grande Maçã (Nova York). Ela acaba de terminar um namoro quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Sophie (Mickey Sumner), vai deixar o apartamento em que moram juntas para viver com o namorado (Patrick Heusinger). A diferença de realidades acaba a afastando de Sophie e a jogando na companhia de um grupo de garotos que vivem do dinheiro dos pais ao mesmo tempo que tentam emplacar como músicos ou escritores. Veja o trailer aqui

(Informações retiradas do site Adoro Cinema)

2: FRANK

Poster do filme Frank do diretor Lenny Abrahamson

Frank é uma comédia de Lenny Abrahamson que conta uma história de como se isolar para se proteger do mundo. Com uma cabeça feita de papel machê Frank é um enigmático vocalista de uma banda excêntrica formada por Jon (Domhaall Gleeson), que é um compositor esforçado; Clara, Baraque e Nana que não parecem falar inglês senão quando lhes convém. E, claro, há Frank (Michael Fassbender), o gênio musical que passa a usar uma cabeça gigante falsa e que tem uma namorada instável.

foto de divulgação

foto de divulgação

Por quê? O que está embaixo? Quem sabe? O que deve ter acontecido com Frank para forçá-lo a se fechar do mundo exterior? A fisicalidade de uma alma mentalmente perturbada é evidente mesmo que nunca vejamos seu rosto.

“Frank” oferece um visual único, engraçado e divertido do que se revela ser uma resposta para uma questão difícil de se responder. E está disponível na Netflix.

Veja o trailer do filme

(Informações retiradas do site http://www.rogerebert.com)

 

3: O PALHAÇO:

poster de divulgação do filme

poster de divulgação do filme

Filme nacional de Selton Melo que também é o ator principal. O filme faz homenagem aos artistas circenses.

Segundo o AdoroCinema Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

foto divulgação

foto divulgação

O Palhaço foi produzido em 2011 e tem duração de uma hora e 28 minutos. Foi muito bem recebido pela crítica, como Jáder Santana do Cinema com Rapadura afirma “Selton Mello, um dos expoentes do cinema nacional na última década, sabe honrar com sua atuação firme o incrível número de pessoas que se dirige ao cinema atraídas por seu nome. (…) Como diretor, ele é seguro e ousado (…)” e Marcelo Leme do Cineplayers “O Palhaço” é uma adorável menção ao ser humano disposto a tudo para ser feliz mesmo que pareça uma proposta por vezes inatingível – e ser feliz não é uma das coisas que mais ambicionamos?”

Veja o trailer do filme

(Informações retiradas de AdoroCinema)

4: SENTIMENTOS QUE CURAM

Poster do filme de Maya Forbes

Poster do filme de Maya Forbes

O filme de Maya Forbes traz como história principal um maníaco-depressivo que se apaixona e se casa com a mulher dos seus sonhos. Filme estrelado por Mark Ruffalo foi lançado em 2015 e teve boas críticas como a que Peter Keough do Boston Globe quando ele afirma que “Praticamente todos os filmes de Hollywood retratam de maneira simpática doenças mentais. […] Ser louco é a maneira infalível de encontrar o par romântico perfeito. Na vida real, porém, como mostrado no [filme] “Sentimentos Que Curam”, tais distúrbios têm o efeito oposto.”

De acordo com a sinopse do AdoroCinema o fato de Cameron (Mark Ruffalo) ser maníaco-depressivo não impediu que Maggie (Zoe Saldana) se envolvesse com ele. O casal teve duas filhas, mas os constantes colapsos nervosos de Cameron fizeram com que eles deixassem de morar juntos, por mais que mantivessem contato constante.

Em 1978, devido às dificuldades financeiras, Maggie resolve fazer um curso de especialização em Nova York, com duração de 18 meses. A saída para que o plano dê certo é que Cameron deixe o hospital psiquiátrico em que vive para voltar a morar em casa, cuidando das garotas, com Maggie visitando o trio aos finais de semana. Trata-se de um grande desafio para Cameron, que precisa assumir de vez as responsabilidades de pai e aprender a controlar a própria doença.

Foto divulgação

Duas curiosidades desse filme são que os personagens principais, Mark Ruffalo e Zoe Saldana retratam personagens da Marvel Comics em outros filmes e Sentimentos que Curam é o filme de estreia de Maya Forbes como diretora. Ele está disponível no Telecine Play.

Veja o trailer do filme

(Informações retiradas de AdoroCinema)

5: TRAINSPOTTING, SEM LIMITES

Poster do filme

Poster do filme

Trainspotting, Sem Limites é um clássico, o filme retrata vícios, juventude e suas consequências. Danny Boyle é o diretor do filme que foi lançado em 1996. Conta a história de um jovem usuário de drogas, Mark Renton (Ewan McGregor) que vive despreocupado. Ele escolhe viver sem esconder que é viciado em heroína e sem se importar com os padrões da sociedade.

Ele se divide entre o romance com Diane e encontros com seus quatro amigos também viciados. São eles um desenhista de HQs, um atleta, um de bom coração e um sociopada violento. Sick Boy, Tommy, Spud e Begbie respectivamente. Cada um desses personagens tem uma história que se cruzam devido ao uso da droga.

foto de divulgação

foto de divulgação

O filme divide críticas, alguns não tem certeza da narrativa abordada pelo diretor. O sequência desse filme foi lançada em janeiro desde ano no Reino Unido e ainda não tem data de estreia para o Brasil. Trainsportting, Sem Limites 2 tem o mesmo diretor do primeiro filme e conta com os atores que interpretaram Renton, Spud e Sick Boy.

Veja o trailer do filme (Filme disponível na Netflix)

Veja o trailer da sequência – Trainspotting, Sem Limites 2

(Informações retiradas do AdoroCinema e Filmow)