Com as redes sociais, ficou cada vez mais fácil divulgar o trabalho artístico. Contudo, no meio de tanta informação disponível na internet, muitas páginas acabam ficando ocultadas. Grandes veículos de comunicação ganham maior destaque no feed de notícias, dificultando assim, a visibilidade de produções locais.
Pensando nisso, criamos uma lista de seis artistas locais que divulgam seus trabalhos via Instagram/Facebook.
1.Destilação Poética (https://www.facebook.com/destilacaopoetica/)
Giovana B. Correia escreve sentimentos. Sejam eles sobre amor, denúncias, injustiças, saudades ou sobre a vida. Textos que contradizem a pressa do cotidiano mas, ao mesmo tempo, expõem as batalhas do dia-a-dia. Da luta de ser mulher (“Vamos estender a mão/Nos empoderar juntas/E dizer: Não!”) ao cachorro, mas aquele que “(…) não escolheu ser cão de rua”, que não escolheu passar frio ou fome.
Giovana conversa conosco em forma de poesia e nos envolve no meio de seus devaneios e olhares sobre a realidade. Ao nos confessar sobre o amor, podemos nos envolvermos de todos os modos – seja no amor que contempla “Nem Da Vinci/Nem Van Gogh/Fariam uma pintura/Tão bela quanto você” ou no amor que cura:
“Te guardo aqui, comigo
Quando você passa
Te olho escondido
Respiro fundo
Abafo o grito que surge de minha alma entristecida
Minha solidão só quer tirar a sua pra dançar
Ela se cansou de habitar um coração tão empoeirado
Tão remendado, machucado
Mas o que mais esperar?
Nem o Wolverine sabe regenerar essas feridas internas
Mas vou me esforçar
Vou tirar o pó e pintar as dores
Irei decorá-lo de fitas
Meu peito
será
sua
morada
preferida.”
Nos poemas que compõem a página “Destilação Poética”, a maringaense Giovana B. Correia desloca-nos para a realidade, às vezes leve, às vezes machucada, nua e exposta, na qual vivemos e deixamos passar despercebido.
2. A Tranquila Vidinha de Cabelo (Facebook:https://www.facebook.com/atranquilavidinhadecabelo/?fref=ts)
A página “A Tranquila Vidinha de Cabelo” concebida por Mateus Campos de Carvalho é feita de traços – fortes e marcantes – que desenham as mais diversas criaturas, caricaturas e situações. Ela teve início quando Mateus decidiu contar um pouco dos fatos que aconteciam com ele e com as pessoas que o cercam. Desde situações engraçada até revoltantes, como na ocasião que dois policiais militares jogaram tinta nele.
Mateus conta que no começo recebia muitos pedidos de caricaturas e viu aí uma oportunidade de ganhar dinheiro com a arte, contudo, nem sempre é um caminho fácil pois nem todos estão dispostos a pagar por um desenho, o que o levou a fazer várias ilustrações sem cobrar nada. Mas, atualmente, ele defende que a valorização da arte e busca viver dela, buscando cada vez mais se aperfeiçoar – “quando se quer viver da arte, muita arte tem que fazer”.
Com “A Tranquila Vidinha de Cabelo”, Mateus conheceu várias pessoas, desenvolveu-se e inspirou-se (e nos inspira). Como ele mesmo afirma, a página da “tranquila vidinha, vidinha entre desenhos, vidinha entre poesias, vidinha atuando no palco, vidinha dançando na rua, vidinha da arte.”.
3. No filtro (https://www.facebook.com/nofiltro/?fref=ts)
Kemmy Fukita é a única artista que não é de Maringá, mas se formou na UNICESUMAR. Ela se expressa através de filtros de café. Um objeto descartado no cotidiano é, nas mãos dela, uma obra de arte. Ela recheia os filtros de poesia, de música, de grandes personalidades e atinge um nível de beleza que nos atinge e nos envolve.
Cores pintando o sépia dos filtros de café e dando um novo brilho o qual nos surpreende, como se víssemos pela primeira vez um objeto tão utilizado na rotina. Somos capazes de até mesmo sentir o cheiro de café recém-feito escoando da foto. A página tem uma característica única e especial que torna impossível de não ser compartilhada e vista.
4. Serenia art (Instagram: @Serenia.art)
Com desenhos que expressam a mulher, o corpo e o movimento, a artista Kênia Bergo nos impressiona com o feminino exposto – forte, múltiplo, colorido e belo. Colagens que nos prendem, tornando praticamente impossível de não serem observadas. Seja na expressão do rosto, nas dores ou no coração, podemos descobrir desde o sofrimento até a cura. É um Instagram de desenhos marcantes, que marcam a originalidade da artista.
5. Armorillos (Instagram: @armorillos)
Por trás dos desenhos, encontramos Letícia Goulart Garcia de 19 anos. Após pedidos e apoio dos amigos, ela decidiu compartilhar seus traços. Ela conta que desenhar faz parte dela e desde sempre estava com os lápis entre as mãos. Não deixando de se sujar com os grafites, giz de cera e cores, Letícia também começou a explorar as artes digitais.
Suas ilustrações valorizam os contornos e esboçam uma suavidade e delicadeza dos rostos em contraste com as cores vívidas, que comunicam muito além das faces. Equilibrando e transmitindo para o espectador ilustrações únicas e marcantes.
6. Alice Camisetas (Instagram:@alicecamisetas)
Nas suas blusas, Alice Medeiros transparece personagens icônicos, referências do mundo pop e musicais com criatividade e beleza. Apesar dela trazer nas suas pinturas uma multiplicidade de figuras, cada uma trás sua singularidade. Seus desenhos nos impressionam com seus traços fortes e precisos. Pintados a mão, a artista se dedica a dar originalidade a suas camisetas.