Celebrando o relançamento do nosso site, aconteceu nessa tarde uma conversa com jornalista Clóvis Melo, editor chefe-executivo do jornal Metro de Maringá, sobre jornalismo e atualidade, como o impresso tem se adaptado as novas demandas comunicativas nos meios digitais. Na palestra o mesmo discorre sobre:

O fato de apesar do trabalho jornalístico não ter mudado, seu formato vem sendo readaptado aos meios, gerando mais textos curtos e praticidade de acesso, comparado ao impresso que possuía por vezes exemplares extensos e necessidade recorrente de grandes operações para prospecção de assinantes e distribuição dessas produções.

Como o jornalismo se mostra capaz de conferir prestígio as emissoras, uma vez que quando buscamos apurar a veracidade de uma notícia recorremos a portais renomados e que ao mesmo é atribuído um status de poder, onde os próprios políticos temem o modo como serão noticiados, devido a  repercussão negativa que a mesma pode causar a sua imagem.

Segundo ele para se obter um bom resultado no meio jornalístico é necessário usar o tempo a nosso favor, com comprometimento e responsabilidade aproveitando as oportunidades de mostrar trabalho e lembrando que o diploma deve sempre vir atrelado ao empenho e conhecimento.

Clóvis conclui que apesar da linha tênue entre interesse público e comercial, o público deve-se sobressair. Nos meios digitais as produções jornalísticas devem se ater também que pela multiplicidade de vozes nas redes, gera-se constante dificuldade em ser ouvido, devendo sempre se evitar a perda de alteridade, devido a presença esmagadora do semelhante em detrimento a posicionamentos contrários nas relações virtuais que permeamos, precisamos do outro para nos reconhecer, saber como somos vistos e até mesmo para aprendermos conteúdos que nos situem no mundo.

Durante a conversa, o jornalista Clóvis Melo discute como os alunos de ComunicaçõeMultimeios, as novas tendências da comunicação tem readaptado o formato jornalístico. Foto: Filipe Santos.

Durante a conversa, o jornalista Clóvis Melo discute como os alunos de Comunicação e Multimeios, as novas tendências da comunicação tem readaptado o formato jornalístico. Foto: Filipe Santos.