Desde a gestação, mãe e bebê estão conectados, não somente por laços de amor e sangue, mas também por ligações que garantem a sobrevivência do bebê, como o leite materno. Este é o principal alimento fora do útero e é provido pela mãe.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês devem fazer aleitamento materno exclusivamente até os 6 meses de idade. Essa alimentação, nesse período, é fundamental para a saúde do bebê por prevenir doenças e infecções. Além disso, a prática é benéfica para as mães, que ficam protegidas contra anemia e conseguem voltar a seu peso normal com maior facilidade.  

A apresentadora e culinarista natural Bela Gil, filha de Gilberto Gil e conhecida por apresentar receitas que utilizam ingredientes naturais e orgânicos, postou no dia 10 de abril em sua conta do Instagram uma foto em que mostrava o processo de amamentação e seu seio pingando leite. A imagem gerou inúmeros comentários a favor e contra a foto e sobre a atitude da culinarista.

2017-04-13-23_36_12-blog-_famosas-geram-discussao-sobre-a-amamentacao-materna_-documentos-google

Fonte: Instagram da Bela Gil. Disponível: https://www.instagram.com/p/BStWxJAAKtw/?taken-by=belagil

A usuária inesjunqueira publicou “Jura que existem pessoas tão ignorantes a ponto de criticar uma foto com tamanho significado quanto esta? Bela é uma pessoa pública e como tal ao publicar uma foto dessas mostra que TODAS somos iguais, que mães tem SIM o direito de amamentar seus filhos onde quer que estejam e o principal: amamentação é SUPER importante!!!” .

Em contrapartida, a usuária ana.valemille marcou uma outra usuária do Instagram comentou “vamos liberar tudo! PPK, mamilos, pintos, tudo! Pra que roupa minha gente! Como disse a ‘bióloga’ acima, animais têm mamilos! Todos temos. Vamos liberar tudo! 😂😂😂 a partir de hj todo mundo nu hein! A começar pela Bela e pela bióloga!”.

2017-04-13-23_38_33-blog-_famosas-geram-discussao-sobre-a-amamentacao-materna_-documentos-google

Fonte: Instagram da Bela Gil. Disponível: https://www.instagram.com/p/BStWxJAAKtw/?taken-by=belagil

Bela Gil não é a única a trazer registros do momento de amamentação para as redes sociais. Outras famosas já postaram fotos semelhantes, como a cantora canadense Alanis Morissette, a atriz Olivia Wilde e a modelo brasileira Gisele Bundchen.

2017-04-13-23_40_15-blog-_famosas-geram-discussao-sobre-a-amamentacao-materna_-documentos-google

Fonte: Instagram de Alanis Morissette. Disponivel em: https://www.instagram.com/p/BMUqA7Vg50K/?taken-by=alanis

Na página da cantora canadense Alanis Morissette, seguidoras elogiaram Alanis por incentivar a prática da amamentação em público, utilizando-se da hashtag #evenwhenyouleavethehouse, traduzida como “mesmo quando você não está em casa”. Suas seguidoras, por sua vez, comentaram com as hashtags #NormalizeBfing ou #NormalizeBreastfeeding, em tradução livre: “normalize a amamentação”.

2017-04-13-23_41_24-blog-_famosas-geram-discussao-sobre-a-amamentacao-materna_-documentos-google

Fonte: Instagram de Gisele Bundchen. Disponível em: https://www.instagram.com/p/hvz4wzntH_/?taken-by=gisele

A modelo brasileira Gisele Bundchen mostrou um pouco de sua rotina: entre cabeleireiros e manicures mas sem deixar de alimentar sua caçula, Vivian Lake. A modelo também recebeu elogios. Uma de suas seguidoras até pediu permissão para que a foto da modelo fizesse parte de uma galeria de mães para a Semana Mundial de Aleitamento. Observa-se o uso da hashtag #NormalizeBreastfeeding, relacionada à campanha de normalização da amamentação.

2017-04-13-23_42_40-blog-_famosas-geram-discussao-sobre-a-amamentacao-materna_-documentos-google

Fonte: Instagram de Olivia Wilde. Disponivel em: https://www.instagram.com/p/BL9kSZnD7nd/?taken-by=oliviawilde

A atriz americana Olivia Wilde, conhecida por sua personagem Treze na série americana House, foi outra celebridade que trouxe o aleitamento materno para o Instagram. Ela mostrou sua caçula Daisy com uma legenda que fazia trocadilho com um dos filmes em que foi protagonista, “Drinking Buddies” (traduzido como ‘parceira de bebedeira’). 

Assim como nos outros casos, os comentários destacavam a importância da foto para a naturalização da amamentação e a beleza desse momento.