Atualizado em 18 de novembro de 2020


O curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 2010, tendo a primeira turma iniciado as aulas em 2011. O curso foi pensado frente à necessidade de uma graduação voltada para a área comunicacional na região, devido à demanda não atendida pelas universidades particulares e a crescente valorização do profissional capaz de atuar nas diferentes mídias. No Paraná, ainda são poucas as instituições públicas de ensino que oferecem uma graduação na área, sendo estas nos modelos mais tradicionais, em que se é focado somente um tipo de habilitação profissional. O curso habilitado na UEM teve inspiração no curso de Comunicação e Multimeios da PUC São Paulo, pioneiro na América Latina com essa abrangência.

A graduação não habilita, apenas, para especificidades como Jornalismo, Publicidade ou Cinema, mas sim para a Comunicação como uma grande área. A formação do comunicólogo oferece subsídios para reflexão e atuação na convergência das mídias e nos diversos veículos de informação, entendendo suas particularidades assim como sua integração.

Em outras palavras: Qual a origem do curso? E o que são os Multimeios?

A habilitação voltada para a área de comunicação na UEM tem trajetória muito recente, por este motivo, quando discutido sua criação, se optou por um direcionamento mais contemporâneo, que se diferenciasse dos segmentos tradicionais da comunicação existentes em outras instituições da região (Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Cinema etc.). Intentamos formar conforme a necessidade atual da comunicação, ou seja, formar profissionais que consigam transitar em diferentes linguagens, problematizando os trânsitos de linguagens em múltiplos meios.

A construção do projeto pedagógico se atentou à emergência de um mercado associado aos multimeios, bem como de campos de pesquisa relacionados aos meios digitais como promotores de linguagens e tecnologias. Nossa formação é calcada em humanidades, abrangendo a relação da comunicação com história, artes, cultura e sociedade, para citar alguns exemplos.

Notas e Faltas

O sistema de avaliação para aprovação do graduando dentro da UEM tem dois critérios básicos: as faltas e as notas. O modo de avaliação por nota, em termos gerais, consiste em somar as notas lançadas ao longo da disciplina e dividi-las pela quantidade de bimestres. Para a aprovação, a Nota Final deve ser de 6,0 ou superior. Exemplo: supomos que em uma disciplina anual um professor aplique 4 avaliações. Para o aluno ser aprovado ele pode somar as 4 notas recebidas e dividi-las por 4, chegando a uma nota final de, no mínimo, 6,0. Caso o aluno não consiga alcançar a nota final mínima, ele precisará fazer uma avaliação final; o exame. Para ser aprovado, o aluno precisa alcançar – ou ultrapassar – a média 5,0 resultante da média aritmética simples entre a Nota Final e a Nota da Avaliação Final. A respeito das faltas, o aluno precisa ter, no mínimo, uma frequência de 75%, caso contrário estará automaticamente reprovado na disciplina.

Disciplinas Optativas

  • Antropologia da Comunicação
  • Antropologia do Consumo
  • Corpo e Comunicação
  • História da Arte I
  • História da Arte II
  • História da Literatura
  • Mitologias da Comunicação
  • Música
  • Operação de Programas Computacionais
  • Prática de Leitura e Produção de Textos
  • Projetos em Comunicação III
  • Projetos em Comunicação IV
  • Projetos em Comunicação V
  • Retórica
  • Teoria Literária
  • Tópicos especiais I
  • Tópicos especiais II
  • Tópicos especiais III
  • Tópicos especiais IV

Leia mais sobre o curso e as disciplinas

Atividades Acadêmicas Complementares (AACs)

O curso exige que 162 horas/aulas sejam cumpridas em atividades complementares durante os 4 anos. O objetivo é que os alunos aproveitem outras oportunidades de aprendizado relacionadas à graduação.

Exemplos de atividades acadêmicas que o aluno pode participar:

  •         Participação em eventos
  •         Apresentação de trabalho em eventos
  •         Palestras
  •         Estudo de línguas
  •         Cursos
  •         Minicursos
  •         Iniciação científica
  •        Projetos de extensão e ensino

OBS: as temáticas precisam ter relação com Comunicação e Multimeios para uma formação global do profissional da área.

Aula inaugural

A aula inaugural é considerada uma aula magna. É um evento ofertado para os alunos do curso e aberto ao público, e tem como objetivo a integração entre calouros, veteranos, professores e comunidade. A aula inaugural busca trazer convidados da área de Comunicação. Veja a notícia da Aula Inaugural de 2016

Conheça o Regimento Geral da UEM