+

TCC - Pedagogia / 2017

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA - ANO LETIVO: 2017 -

 

 

Nº.

ALUNO

TITULO

PROFESSOR ORIENTADOR

01

ADRIANE SANAE MATUO TACAHASHI

O PROCESSO DE IMAGINAÇÃO: CONDIÇÕES PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SHEILA MARIA ROSIN

02

ALEXANDRE APARECIDO FARIAS

A Criança Kanhgág na Organização Familiar e Educação Infantil na Escola Indígena

ROSANGELA CELIA FAUSTINO

03

ALINE HARUMI SASAKI

RELAÇÕES ENTRE PROPOSTA CURRICULAR, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E ENSINO: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

MARTA SUELI DE FARIA SFORNI

04

AMANDA DA SILVA BARBOSA

O PEDAGOGO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: PAPÉIS E FUNÇÕES OBSERVADAS NO PIBID

MARTA LUCIA CROCE

05

AMANDA MELCHIOTTI GONÇALVES

REFORMA DO ENSINO MÉDIO DEFINIDA PELA LEI Nº 13.415/2017: MUDAR PARA CONSERVAR

ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL

06

AMANDA PEREIRA NOVAIS

A importância do Brincar no Processo de Alfabetização

ANALICE CZYZEWSKI

07

ANA CLÁUDIA DA SILVA

Contribuições da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento

KETHLEN LEITE DE MOURA

08

ANA FLÁVIA SILVEIRA

O Ensino da Matemática Na Educação Infantil: Uma Análise sobre os Documentos Orientadores da Prática Pedagógica

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

09

ANA PAULA AIRES RODRIGUES

A Greve de 2015 dos/as trabalhadores/as da Universidade Estadual de Maringá: reflexões a partir das concepções dos/as acadêmicos/as do curso de Pedagogia da modalidade presencial da UEM

ADEMIR QUINTILIO LAZARINI

10

ANA PAULA DA SILVA

Jogo e Educação Infantil: Um Estudo Sobre os Tccs do curso de pedagogia/Uem-2010 A 2016

GEIVA CAROLINA CALSA

11

ANA PAULA REGOLIN ZANON

O PLANEJAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REGINA DE JESUS CHICARELLE

12

ANA PAULA VENÂNCIO SERAPHIM DOS SANTOS

O PAPEL DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

13

ANDREA DE MELO

Reflexões sobre a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino superior: A experiência da UEM

TÂNIA DOS SANTOS ALVAREZ DA SILVA

14

ANDRESSA GARCIA DE MACEDO

O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POLÍTICA DE ESTADO: UMA LEITURA DOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO DE 2001 E 2014

MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI

15

ANDRESSA MOTA KOZIELSKI

A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E A RECONFIGURAÇÃO NO TRABALHO DO PEDAGOGO

ANALICE CZYZEWSKI

16

ARYANE DE OLIVEIRA

HISTÓRIA DE VIDA DE UMA JOVEM COM SÍNDROME DE ASPERGER

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

17

BARBARA HULLY PAULA FELTRIN

EDUCAÇÃO INFANTIL E MATEMÁTICA: RESSINIFICANDO CONTEXTOS E O ENSINO A PARTIR DAS APOSTILAS

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

18

BEATRIZ ANDREAZZI REGINA

PIBID/ PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ALÉM DA SALA DE AULA

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

19

BEATRIZ BAZOTTE CROCE

MEDITAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA

JOSé APARECIDO CELORIO

20

Beatriz de Souza Oliveira

A CONCEPÇÃO DE GOVERNANTE PARA TOMÁS DE AQUINO NO CONTEXTO DO SÉCULO XIII: PENSANDO A FORMAÇÃO HUMANA

TEREZINHA OLIVEIRA

21

BEATRIZ FERNANDA FELIZARDO

MÍDIA-EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

JULIANO MOTA PARENTE

22

BIANCA TOMAZOTI DE SOUZA

Patologização das relações familiares nos discursos educacionais: análise da produção científica (2007-2017)

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

23

BRUNA DOS SANTOS FERNANDES

A Indisciplina na Educação Infantil: Concepções Pedagógicas

IVONE PINGOELLO

24

CAMILA FREIRE BONDARENCO

ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

MARTA LUCIA CROCE

25

CAROLINE RIBEIRO DA CRUZ

ABORDAGENS DA PEDAGOGIA EMPRESARIAL EM DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS: A INCLUSÃO ESTÁ PRESENTE?

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

26

CASSANDRA NICOLAU MARTINS COSTA

Educação de Jovens e Adultos: Aspectos Históricos, legais e psicossociais

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

27

DANIELE BARBIM

AFETIVIDADE E PSEUDOFORMAÇÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2007- 2017) EM EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA COM BASE NOS ESTUDOS DE THEODOR W. ADORNO

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

28

DANILO HENRIQUE RAMOS SANTOS

SANTO AGOSTINHO: O MESTRE E AS PALAVRAS

JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO

29

DARKILA CAMILA XAVIER

AS INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE: O PAPEL DO PEDAGOGO COMO ARTICULADOR DE PROCESSOS FORMATIVOS MULTIPROFISSIONAIS

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

30

DÉBORA STEFANE

Políticas Públicas para a formação de professores no Brasil: em discussão o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

MARIA EUNICE FRANçA VOLSI

31

DIOVANNA MAYUMI GORDO

FORMAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS SURDAS: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

32

ÉDILA CAMILA DE OLIVEIRA

NUMERAL ZERO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

33

EDILSON DE ARAÚJO DOS SANTOS

“A GALINHA DO VIZINHO BOTA OVO AMARELINHO BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TRÊS”: RESSIGNIFICANDO O NÚMERO A PARTIR DA ABORDAGEM DAVIDOVIANA

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

34

ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA PINTO

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL: FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO

ELIANE MAIO

35

ÉRIKA MATOS BARANOVSKI

OS PROCESSOS DA ESCRITA INFANTIL: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ANOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

LEILA PESSÔA DA COSTA

36

FABIANA POLETTI BELOTO

A Periodização do Desenvolvimento Humano: Algumas Reflexões

SHEILA MARIA ROSIN

37

FABIELI MATOZO

Malba Tahan e suas contribuições para o ensino de matemática

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

38

FERNANDA RAIANY REZENDE

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: EM DESTAQUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

KETHLEN LEITE DE MOURA

39

GABRIELA LESSAK TAVARES

USO DE GÊNERO TEXTUAL CARTA EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

40

GLÍCIA ELEN PELIZER ALVES

Educação de jovens e adultos e teoria histórico-cultural: por uma aprendizagem que promova o desenvolvimento humano

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

41

GLORIA MARIA MACHADO GOUVEA

AS RELAÇÕES E DIFERENÇAS DO CONCEITO DE SABEDORIA EM SÊNECA E NO RELATÓRIO JACQUES DELORS

JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO

42

ISABELA PACANHELA

O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL

43

ISABELLA OLIVEIRA GALLES RUBIAN

É NECESSÁRIO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

44

IZABELA DOS SANTOS PELISSARI

A INTERFERÊNCIA DA MÍDIA DIGITAL NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO BRASILEIRO: PRODUÇÕES ACADÊMICAS

JULIANO MOTA PARENTE

45

JADE NAYARA DE MOURA

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA

REGINA DE JESUS CHICARELLE

46

JAMILLE CHAHIN BELINE

A afetividade na relação professor-aluno

MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH

47

JANAINA BALIERO GALERIANI

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E A APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA

MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH

48

JAQUELINE DA SILVA FERNANDES

INSTITUTO PIKLER-LÓCZY E A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BEBÊS

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA

49

JÉSSICA DE SOUZA SILVA

BIBLIOTECA ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DE PROJETOS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS

JULIANO MOTA PARENTE

50

Jéssica Gonçalves Materaggia

PEDAGOGIA HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL

APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO

51

JOYCE KELLEN FRIGO FREITAS

O processo de Letramento na Educação Infantil

IVONE PINGOELLO

52

JULIANE GRANERO

Sexualidade e Gênero: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

ELIANE MAIO

53

KATHIELLI REGINA FERREIRA LOPES

PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE NÃO FORMAL DE ENSINO

JULIANO MOTA PARENTE

54

KATIA MAIARA ABAD DA CRUZ

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES COM BASE NA VISÃO DOS/AS FORMANDOS/AS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEM

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

55

LARISSA ISABELA SILVA PINHEIRO

EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES

56

LARISSA LAÍS DOS SANTOS

UM ESTUDO ACERCA DE GUILHERME DE OCKHAM E O DEBATE SOBRE O GOVERNANTE: REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE LIBERDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

TEREZINHA OLIVEIRA

57

LETÍCIA VALÉRIA BAZANI

A Alfabetização na Nova Base Nacional Comum Curricular

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

58

LOIANNE FERNANDES BATISTA XAVIER

TEATRO E A MATEMÁTICA: SER OU NÃO SER? EIS A EQUAÇÃO

JOãO ALFREDO MARTINS MARCHI

59

LUCINES ALBUQUERQUE IUZOFOVICH DE HARO

ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO

ELIANA CLAUDIA NAVARRO KOEPSEL

60

LUIZ ALVES DA SILVA FILHO

TRABALHO, EDUCAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO E SEUS VÍNCULOS COM AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS QUE REFORÇAM A MANUTENÇÃO DA ORDEM

MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES

61

MAIARA DE OLIVEIRA GOMES

Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais: do que estamos falando?

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

62

MARIA PATRICIA GAVIÃO DOS SANTOS

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ASPECTOS HISTÓRICOS E PRÁTICOS EM SUA IMPLEMENTAÇÃO

KETHLEN LEITE DE MOURA

63

MARIANE ELIZABETH DA SILVA

EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

MARTA CHAVES

64

MAYARA SAYURI SATO

A particiação dos pais no desenvolvimento do aluno: a corresponsabilidade pedagógica

MARTA LUCIA CROCE

65

NATALÍ BARDUCO

Musicalização na Educação Infantil: Saberes e Prática Docente

KETHLEN LEITE DE MOURA

66

NATÁLIA RIBEIRO VIEIRA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E HOMOGENEIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENSINOAPRENDIZAGEM: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2007-2017)

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

67

NATHÁLIA HELOISE CAPÓIA DE OSTI

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

68

PAOLLA IBA FARIAS DA MOTTA

TEORIA E PRÁTICA NOS DOCUMENTOS DE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, NO BRASIL, A PARTIR DOS ANOS 2000.

ELIANA C. NAVARRO KOEPSEL

69

PATRÍCIA CAROLINE DA ROCHA LEPRIQUE TORQUATRO

O CONHECIMENTO E AS VIRTUDES COMO FUNDAMENTOS PARA AS AÇÕES DO LÍDER/GOVERNANTE

TEREZINHA OLIVEIRA

70

POLIANA MALHEIRO ALIANO

PEDAGOGIA WALDORF: PRÁTICAS ALTERNATIVAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE?

FRANCINE MARCONDES CASTRO OLIVEIRA

71

RAFAELLA DE MELLO PANASOLO

Reflexões sobre o letramento de alunos surdos

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

72

RITA DE CÁSSIA DA SILVA CAMACHO

Representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia sobre a dislexia

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

73

RONALDO ALVES DA SILVA

USO E FORTALECIMENTO DA LINGUA INDÍGENA GUARANI: A DIFÍCIL MISSÃO DE REVITALIZAR A LÍNGUA MATERNA NAS COMUNIDADES DO NORTE DO PARANÁ

ROSANGELA CELIA FAUSTINO

74

SABRINE DA SILVA DOMICIANO

Síndrome da Alienação Parental e Aprendizagem Escolar: Algumas Reflexões

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

75

SANDRA MARA FERRARI

Fotografia como Recurso Didático: possibilidade de intervenção pedagógica na educação Infantil

MARTA CHAVES

76

TAINARA DE OLIVEIRA JACOMASSE

O Aluno Síndrome de Down na Educação Regular

IVONE PINGOELLO

77

TAÍS FERNANDA SILVA MARTINS

A ATUAÇÃO DO GESTOR PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS ESCOLARES VOLTADAS À CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

MARTA LUCIA CROCE

78

THAINÁ DA SILVA CANDIDO NEIMERCK

ASSOCIAÇÃO MARINGAENSE DOS AUTISTAS - AMA: O PERCURSO DO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM AUTISMO NA CIDADE DE MARINGÁ

GIZELI APARECIDA RIBEIRO DE ALENCAR

79

THAMYRES DO NASCIMENTO DE ALMEIDA

O pedagogo na coordenação das ações docentes: em foco o plano de aula do professor

MARTA LUCIA CROCE

80

THICYANE GOMES DE OLIVEIRA GONÇALVES DE LIMA

A DIVERSIDADE NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEM: ALGUMAS REFLEXÕES

ELIANE ROSE MAIO

81

UELEN AMADEU DE ALMEIDA

AS TEMÁTICAS DE ESTUDOS DA ÁREA DE GESTÃO ESCOLAR: PRODUÇÕES DO PDE (2007 e 2008)

SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO

82

YASMIN YUMI KANASHIRO

A DIMENSÃO DO CUIDADO NO TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS