+

Ano 2016

Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia / 2016 .

 

BANCAS DAS DEFESAS DO TCC – PEDAGOGIA / 2016

 

N

ALUNO

TITULO

ORIENTADOR

001

ADRIELI DE SOUZA

Autismo e Síndrome de Asperger: Novas Concepções

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar

002

ADRIELLE NAYARA DO NASCIMENTO GUERRA

MATEMÁTICA NA INFÂNCIA: Relações entre o Currículo e a Prática do Professor

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

003

ALEX RICARDO DE ALMEIDA

Historia da Pedagogia Hospitalar na Atuação do Hospital Universitário de Maringá Vinculado a Universidade Estadual de Maringá

Aparecida Meire Calegari Falco

004

ALINE APARECIDA BENTO PEREIRA

RESPONSABILIZAÇÃO DO PROFESSOR PELO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS: ANÁLISE DAS VÍDEOS-PROPAGANDAS VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR I E II

Aline Frollini Lunardelli Lara

005

ALINE ELLEN RODRIGUES LUPPI

AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS DE RAUL GOMES NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Maria Cristina Gomes Machado

006

AMANDA CRISTINA NOGUEIRA

IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA WALLONIANA

Natália Cristina De Oliveira

007

AMANDA MARTIN DA ROCHA

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Concepções E Práticas Dos Professores

Daniela Polla

008

AMANDA SILVA RODRIGUES

PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL: trabalhando com Crianças de 4 anos

Eliane Rose Maio

009

ANA CAROLINA DE ANGELIS BATISTA

Inclusão de crianças com Síndrome de Down nos cmeis deMaringá: olhar sobre a alfabetização

Marta Lucia Croce

010

ANA PAULA BERGO DA SILVA

DESENHO E A MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

011

ANA PAULA BRENZAN

O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Eunice França Volsi

012

ANA PAULA MARQUES DE SOUZA

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO REMIÇÃO PELA LEITURA NA COLÔNIA PENAL INDUSTRIAL DEMARINGÁ (CPIM)

Eliana Claudia Navarro Koepsel

013

ANDRÉIA CRISTINE PACHECO

TEMAS RELATIVOS ÀS TEMÁTICAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA – SEDE E CIANORTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE  MARINGÁ

Eliane Rose Maio

014

ANDRESSA MARIANO DE SOUZA

POLÍTICA PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

DESAFIOS QUE PERMANECEM?

Jani Alves da Silva Moreira

015

ANNA CAROLINE MIILLER

LIVRO COMO BRINQUEDO: Crianças, Livros e Brincadeiras. Propostas de Atividades com crianças de 0 á 3 anos em Centros de Educação Infantil

Zuleika de Paula Bueno

016

BEATRIZ AGONIO DOS SANTOS

JORNAL A REPÚBLICA: Uma Perspectiva sobre a Educação Brasileira de 1900 a 1910

Maria Cristina Gomes Machado

017

BIANCA CRISTINA DOS SANTOS

Educação e cultura: o funcionamento social dos sistemas de ensino nas sociedades contemporâneas segundo Pierre Bourdieu

Mário Luiz Neves De Azevedo

018

BIANCA DA SILVA LOPES

ALFABETIZAÇÃO E O TRABALHO DO PROFESSOR: EM BUSCA DE CONCEPÇÕES E SIGNIFICAÇÕES

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

019

BIANCA RIBEIRO RODRIGUES

AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kethlen Leite De Moura

020

BRUNA THAWANI DA SILVA VIEIRA

Avaliação Como Prática Pedagógica Na Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural.

Aline Frollini Lunardelli Lara

021

CAMILA DA SILVA CAVASSANI

LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL - CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Gilmar Alves Montagnoli

022

CARLA PARISE ROCHA

fornalha de tdah: as crianças da cultura do déficit de Atenção

Rubiana Brasílio Santa Bárbara

023

CAROLINA VENDRAME DA SILVA

QUE NOS DIZEM AS IMAGENS FEMININAS NAS CAPAS DE CADERNOS? UM ESTUDO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE

João Paulo Baliscei

024

CAROLINE FERNANDA TEIXEIRA DE CASTRO

ENSINO DE MATEMÁTICA: Termos, Considerações e Significações

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

025

CINTHIA DE PAULA ROSA

ESCOLA NOVA E SUAS INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO: BREVE BALANÇO BIBLIOGRÁFICO

Eloiza Elena da Silva

026

CRISTINA MONTEIRO DA SILVA OLIVEIRA

PEDAGOGIA NO PROGRAMA FLORESCER: Integração e Socialização da Criança e o Adolescente

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula

027

DANIANE SALUSTIANO DE LUCENA

Das Orientações Didáticas Pedagógicas às Contribuições da Teoria Histórico-Cultural: Para se pensar a ludicidade na Educação Infantil

Marta Chaves

028

DANIELA AZARIAS FERREIRA DA SILVA

Regulamentação da Escola Normal no Paraná na Década de 1910

Maria Cristina Gomes Machado

029

DANIELA NEVES DE PIERRI

TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM: POSSÍVEIS REFLEXÕES

Rubiana Brasílio Santa Bárbara

030

DANIELE APARECIDA DE AZEVEDO DA SILVA

GÊNERO E SEXUALIDADE: Um Estudo sobre os Desdobramentos dos Conteúdos de Gênero e Sexualidade no Plano Municipal de Educação de Maringá no Ano de 2015

Eliane Rose Maio

031

DANIELI CRISTINA DA SILVA

Formação de Professores que ensinam Matemática:Análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

032

DANIELLA CASTELLINI NUNES

TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ:CAMINHOS DA EFETIVAÇÃO DA LEI

Maria Aparecida Leopoldino

033

DANIELLE NOGUEIRA DA SILVA

Produções Acadêmicas de Narrativas de Crianças sobreHospitalização: Interpretações na perspectiva de Henri Wallon

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula

034

DÉBORA DALILA RODRIGUES

Música na Sala de Aula: Um Recurso Pedagógico no Processo De Ensino-Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Kethlen Leite de Moura

035

DIRLENE APARECIDA SILVA DA FONSECA

"Roda de conversa" na terceira idade: uma práxis (re)educativa na UEM

Raymundo de Lima

036

DJEYNE CECILIA GERONIMO

LUTO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA ESCOLAR

Raymundo de Lima

037

ELIANDRA DANIELLE MARREIRO

Depressao infantil e suas consequências no processo de ensino aprendizagem

Raymundo de Lima

038

FABIANE TESSARO IRENO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS DE 1900 À 1910

Maria Cristina Gomes Machado

039

FERNANDA COLIS GUARNIERE

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA NAS ATUAIS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

Aline Frollini Lunardelli Lara

040

GABRIELA BERGAMASCO BIM

Competências requeridas na prova brasil: que leitor Estamos formando?

Rubiana Brasílio Santa Bárbara

041

GIOVANA MARTINS HONORIO

Representações Sociais de família: uma análise sobre a perspectiva de professores

Solange Franci Raimundo Yaegashi

042

JAQUELINE APARECIDA BOSSONI

Programas de Inclusão para os Alunos com Deficiências no Ensino Superior nas Universidades Públicas Estaduais do Paraná: Reflexões e Situação Atual

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula

043

JOSEANE OLIVEIRA DA SILVA

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A FORMAÇÃO PARA AS COMPETÊNCIAS

Maria Terezinha Bellanda Galuch

044

KAUANA GRIZOTTI

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS:ALFABETIZAR E BRINCAR

Sheila Maria Rosin

045

KELLEN TOMAZ DE ARRUDA

INCLUSÃO DA PESSOA SURDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Marta Lucia Croce

046

KELLY PEREIRA RAMOS

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem

Marta Lucia Croce

047

LAÍS FERNANDA DA SILVA

Políticas para a Formação Docente: em Foco, Estatuto da Criança e do Adolescente

Maria Aparecida Cecílio

048

LARA ESTELA MULATI

ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Eloiza Elena da Silva

049

LARISSA FERREIRA SCUCCIATO NOGUEIRA

EDUCAR E CUIDAR:CONTEÚDOS DE FORMAÇÃOOPERACIONAL DIRECIONADOS ÀS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA FREUDIANA

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar

050

LORENA FACCIN ROSA

UMA ANÁLISE DO MODELO DE HOMEM EM TOMÁS DE AQUINO (SÉCULO XIII)

Terezinha Oliveira

051

LUANA FERNANDES DELA PORTE

PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA E O TDAH

Daniela Polla

052

LUARA ALEXANDRE DOS SANTOS

criança e o desenvolvimento da linguagem oral: Reflexões a partir da teoria histórico-cultural

Lucineia Maria Lazaretti

053

MAIARA BEATRIZ FERREIRA BALBINO

Utilização da Tecnologia em Ambiente Escolar e os Desafios da Organização do Trabalho Pedagógico

Gilmar Alves Montagnoli

054

MAÍSA CRISTINA BARBOSA

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO BEBÊ

Sheila Maria Rosin

055

MAISA NETTO RAMIRES

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE LINGUAGEM ORAL PARA A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL:APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO

Lucineia Maria Lazaretti

056

MÁRCIA JUSTINA DE SOUZA

Práticas Educativas de Alfabetização e Letramento com Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar

057

MÁRCIA ROSENDO DOS SANTOS

Atuação do Educador em Espaço Socioeducativo

Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula

058

MARCILENE DOS SANTOS BOLONHESI

EDUCAÇÃO CIGANA

Terezinha Oliveira

059

MARCO ANTONIO OLIVEIRA DE SOUZA

Lev Semionovich Vigotski: Contribuições para a Educação Infantil na Atualidade

Marta Chaves

060

MARIA ISABEL DA SILVA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO

Natália Cristina De Oliveira

061

PATRÍCIA AKEMY MIYACHI

RELAÇÃO ENTRE AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: As Contribuições da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem e na Relação Professor e Aluno no Ambiente Escolar (Ensino Fundamental)

Raymundo de Lima

062

PATRICIA ALINI FERREIRA

LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: Recurso Potencilizador para o Desenvolvimento da Linguagem

Rubiana Brasílio Santa Bárbara

063

PATRÍCIA LAÍS DE SOUZA

PROPOSIÇÕES E ORIENTAÇÕES DE MAKARENKO:Estudos sobre a Educação Familiar e a Formação da Criança na Educação Infantil

Marta Chaves

064

PATRICIA SILVERIO DOS SANTOS

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):BREVES CONSIDERAÇÕES

Marta Lucia Croce

065

PRISCILA FRANÇA

“POR QUE EU ESTUDO MATEMÁTICA, PROFESSORA?” Considerações sobre: O Motivo comAlunos do 5º Ano do Ensino Fundamental

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

066

RAIZZA BARBOSA ROTTA

O DESAFIO DO PEDAGOGO: UM OLHAR SOBRE A MÍDIA EDUCATIVA

Zuleika de Paula Bueno

067

RAQUEL BOREGIO VIANA

PSICOSE INFANTIL: Reflexões Sobre Possibilidades Educacionais e Políticas de Atendimento Inclusivo

Celma Regina Borghi Rodriguero

068

SABRINA BORGES

As representações sociais de professores sobre o autismo infantil

Solange Franci Raimundo Yaegashi

069

SABRINA DE JESUS CARDOZO KAWAMOTO

O uso da tecnologia na educação infantil e nos anos Iniciais do ensino fundamental: o lúdico e o pedagógico em Questão

Maria Luisa Furlan Costa

070

SAMANTA DO CARMO ZANGARI CORRÊA

Gênero, sexualidade e violência sexual infantil:temáticas presentes nos eixos do PIBID Pedagogia UEM-Sede

Eliane Rose Maio

071

SARA CAROLINA TRENTIN PICIANI

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES/AS SOBRE ALUNOS/AS COM INDISCIPLINA: ALGUMAS REFLEXÕES

Solange Franci Raimundo Yaegashi

072

SILVANA OLINDA LAURINDO DE MIRA

BULLYING E EDUCAÇÃO: Análise da Lei Nº 13.185/2015, Que Institui O Programa De Combate À Intimidação Sistemática

Aline Frollini Lunardelli Lara

073

SILVIA ALESSANDRA SCHAPLINSKY

Políticas de Educação do e no Campo: Implementação das Propostas Pedagógicas na Educação Infantil

Maria Aparecida Cecílio

074

SIMONE PACANHELA BARBOSA

O Papel do Governante na Formação da Pessoa e da Sociedade em Tiago de Viterbo: Uma Reflexão Sobre o Poder do Papa

Terezinha Oliveira

075

SUELLEN DIAS DA SILVA

Equoterapia no tratamento de crianças com transtorno De déficit de atenção e hiperatividade

Sheila Maria Rosin

076

THAÍS BIM GENERALE

A EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: As Concepções de Propostas de Martinho Lutero no Século XVI

Celio Juvenal Costa

077

THALYTA CRISTINA GONÇALVES D'AVILA

A aquisição da Libras por filhos ouvintes de pais Surdos: desafios de ser CODA

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

078

VALDENICE APARECIDA LIMA DE SOUZA DO NASCIMENTO

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM MARINGÁ-PR: FORMAÇÃO DOCENTE E ESTRUTURA

Daniela Polla

079

WESLEY TOMAZ DE SOUZA

O IDEÁRIO DE MAIO DE 1968 E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Ruth Izumi Setoguti