+

Ano 2014

Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia / 2014

 

DEFESAS DOS TCC DO CURSO DE PEDAGOGIA / UEM - 2014



NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

ALEX DE OLIVEIRA VIANA

"UM INTRUSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL": ESTUDOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO SEXO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS CONTRIBUIÇÕES DESTES PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO DO EU PSÍQUICO

TÂNIA DOS SANTOS ALVAREZ DA SILVA

ALINE APARECIDA BUZATO

A CRISE DE OPOSIÇAO DOS 3 ANOS DE IDADE E POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO PEDAGÓGICO SEGUNDO A ABORDAGEM WALLONIANA

TÂNIA DOS SANTOS ALVAREZ DA SILVA

ALINE DO CARMO COSTA EVANGELISTA

REDES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: O FACEBOOK NOS GRUPOS DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

LUZIA MARTA BELLINI

AMANDA ARRIGO SCIENA

EDUCAR OU ENSINAR: CONFLITOS ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

ROSELI TEREZINHA SELICANI TEIXEIRA

AMANDA SAYURI MAGALHÃES

A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR DAS ESCOLAS DA  REGIÃO NORTE DO PARANÁ

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA


AMANDA VITOR DOURADO

História do Colégio de São Sebastião do Rio de Janeiro

CÉLIO JUVENAL COSTA

ANA PAULA BRITO DA SILVA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO CONDIÇÃO FORMAL DE CIDADANIA

TEREZINHA OLIVEIRA

ANDRESSA JULIENE MARCONDES

ALFABETIZAÇÃO NA SINDROME DE DOWN: UM ESTUDO DOS MÉTODOS APLICADOS

LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA

ANGELA MARIA GREGÓRIO INHESTA

JOGOS NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO (1º AO 5º ANO)

SILVIA PEREIRA GONZAGA DE MORAES

ANNY CAROLINE LEAL LEITE

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

ERCÍLIA MARIA AGELI TEIXEIRA DE PAULA

ANTONIO BATISTA ALVES NETO

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NO BRASIL: LIMITES E PERSPECTIVAS

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

BÁRBARA E. CAETANO CASAGRANDE

CRIANÇA E O BRINCAR: DESAFIOS NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

LUCINEIA MARIA LAZARETTI

BÁRBARA SUZUKI RAMOS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO AMBIENTE EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO PEDAGÓGICO

RUTH IZUMI SETOGUTI

BIANCA GARCIA SEGATI

SÍNDROME DE ASPERGER: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

BRUNA ANDRESSA AMARAL

ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

MARTA CHAVES

BRUNA FRANÇA VOLSI

AS CONTRIBUIÇÕES DE MAKARENKO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:  ESTUDOS INICIAIS SOBRE O JOGO NA INFÂNCIA

MARTA CHAVES

CAMILA APARECIDA IZEPE

NARRAÇÃO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS E POSSIBILIDADES DE ENCAMINHAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MARIA ANGÉLICA OLIVO FRANCISCO LUCAS

CAMILA DE OLIVEIRA FONSECA

RELAÇÃO ENTRE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR E CONFLITOS FAMILIARES: ESTABELECENDO RELAÇÕES

SHEILA MARIA ROSIN

CARLA PRISCILLA SANTOS MENEGHIM

PAPEL DO JOGO NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

MARIA ANGÉLICA OLIVO FRANCISCO LUCAS

CAROLINA DOS SANTOS ANDRADE

AS RELAÇÕES ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

CINTIA DANIELE DE MIRANDA

FAMILIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES ACERCA DE SUA IMPORTANCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

CLEONICE APARECIDA TORINO

CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ATUAÇÃO EM MUSEUS

DÉBORA SANTANNA

DAIANE CAMILA ROCHA

APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS

MARIA ANGÉLICA OLIVO FRANCISCO LUCAS


DANIELLA DOMINGUES ALVARENGA MARQUES

Educação em Portugal no século XVIII: críticas e propostas de António Ribeiro Sanches e Luís António Verney

CÉLIO JUVENAL COSTA

DANIELE GINO VELOSO

AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NESTE PROCESSO

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA

DANIELY FREITAS SILVA

ÁBACO COMO RECURSO PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

DEBORA CRISTINA CAPELINI

MERCHANDISING VOLTADO AO CONSUMO INFANTIL NAS CENAS ESCOLARES DA TELENOVELA CARROSSEL

RENATA MARCELLE LARA


DIONY HENRIQUE LERIANO

Educação em Portugal no século XVIII: críticas e propostas de António Ribeiro Sanches e Luis Antonio Verney

CÉLIO JUVENAL COSTA

EDILAINE ZAMBIANCHI DE OLIVEIRA

BONECA SUSI: UMA LEITURA DA EDUCAÇÃO E DAS PROFISSÕES FEMININAS (1966-1985)

IVANA GUILHERME SIMILI

EDUARA ROLDAN DA SILVA

OS CONCURSOS DE BELEZA DE MISSES INFANTIS: SENTIDOS PEDAGÓGICOS E MIDIÁTICOS

ANA CRISTINA TEODORO DA SILVA

ELIZABETE DE JESUS PRIMO

TDAH E ESPAÇO ESCOLAR: MEDICALIZAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS EDUCACIONAIS?

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

FABIANE LARISSA DA SILVA VARGAS

ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS  DO QUARTO ANO EM PROBLEMAS ADITIVOS

OLINDA TERUKO KAJIHARA

FAVIANE GABRIEL LOPES

AS CONTRIBUIÇÕES DAS RELAÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA  NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

REGINA DE JESUS CHICARELLE

FERNANDA CEZAR DE ASSIS

TDAH NO ESPAÇO ESCOLAR: ATENDIMENTO DE ALUNOS POR MEIO DA INTERAÇÃO E MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA

GABRIELA GONÇALVES MATHEUS

LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Gilmar Alves Montagnoli

GABRIELLA CELESTINO CIOLI

INCLUSÃO DE AUTISTAS NA ESCOLA REGULAR: REFLEXÕES INICIAIS

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

GISELE CAVALARO AVELINO IDE

ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: ORIENTAÇÕES DISCREPANTES?

LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA

HELOÍSA FERNANDA ORTENCIO NEGRI

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS SOBRE SER PROFESSOR DE CIÊNCIAS

JÚNIOR MAGALHÃES

IASMIM DA SILVA SOUZA

ESCAPANDO DAS ARMADILHAS DO PSICOLOGISMO: PRINCÍPIOS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA


IONE PEREIRA DOS SANTOS

História do Colégio Santo Inácio e sua Identidade Conservadora

CÉLIO JUVENAL COSTA

ISABELLE CRISTINE G. CHAVES

TECNOLOGIA E INFÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS

LUCINEIA MARIA LAZARETTI

IVONE MÁXIMO FEIJÓ

Limites e Possibilidades da Educação de Jovens e Adultos: das vivências aos Estudos Teóricos

Gilmar Alves Montagnoli


JANAINA DA CRUZ MARTINS LIZZE

Educação Inclusiva em Projetos Político-Pedagógicos de Escolas Municipais de um Município do Paraná

Maria Terezinha Bellanda Galuch  

JANAÍNA MARQUES

QUE É ALFABETIZAR? UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CONCEPÇÕES DE FERREIRO E LURIA

LUCINEIA MARIA LAZARETTI

JAQUELINE DAYLIELE MOREIRA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

HELOISA TOSHIE IRIE SAITO

JAQUELINE FARIAS DE SANTANA

FORMAÇÃO INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA/UEM:  QUESTÕES SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL

ELIANE MAIO

JÊNNIFER VIEIRA COSTA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEM

MARIA ANGÉLICA OLIVO FRANCISCO LUCAS

JESSICA A. DANTAS DA SILVA

ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS CONCLUINTES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MARTA SUELI DE FARIA SFORNI

JÉSSICA CARVALHO SANTOS

ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DEBATIDAS NA LITERATURA ACADÊMICA PARA O ENSINO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÕES DE NÃO APRENDIZAGEM

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

JÉSSICA SALOMÃO RODRIGUES

RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO COM TDAH: UM ESTUDO DE CASO

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

JOSIANE APARECIDA PEIXOTO

AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR

ELMA JÚLIA GONÇALVES DE CARVALHO

JULIANA APARECIDA DE ARAÚJO NASCIMENTO

ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS EM VIGOTSKI: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

SILVIA PEREIRA GONZAGA DE MORAES

JULIANA GABRICHO CAPELLA PIRES

RELAÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

KARINA KARLA MENDONÇA

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM CURSOS DE ENSINO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES CRÍTICAS

LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA

KEILA FAUSTINO DE LIMA

LITERATURA INFANTIL E O PROCESSO DE APARENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

KELLY SANTANA BARBAN

AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: RECURSO MEDIADOR ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA

LAIS LOURENÇO BATISTA

BAIXO NÍVEL EM LEITURA ENTRE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARINGÁ: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO

RUTH IZUMI SETOGUTI

LETÍCIA CRISTINA FRANCO

O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE A MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (2003-2013): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

ERICA PIOVAM DE ULHOA CINTRA


LETÍCIA DE ANDRADE COSTA

Formação docente: algumas questões para se pensar as especificidades do profissional da educação infantil

Maria de Jesus Cano Miranda 

LETICIA SIMOES SILVA

GESTÃO ESCOLAR: OLHAR PARA REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (2010-2013)

NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES

LILIAN MARINEIDA PONCE

PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CONTEXTO HOSPITALAR

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

LILIAN MARINHO RABELO

MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: O ENFOQUE PEDAGÓGICO

ERICA PIOVAM DE ULHOA CINTRA

LORENA MELISSA DOS SANTOS

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE REGGIO EMILIA: INSPIRAÇÕES ITALIANAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

HELOISA TOSHIE IRIE SAITO

LUCIMAR DO ESPIRITO SANTO

FAMÍLIA E FRACASSO ESCOLAR: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

SHEILA MARIA ROSIN

MAGDA SALIN SOARES

AS CONTRADIÇÕES DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL REVELADAS PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

CRISTINA AMORIM MACHADO

MARCIA DE OLIVEIRA BARBOSA

TEMAS EDUCACIONAIS DE LEITURA PROPOSTOS AO PROFESSOR: UM ESTUDO COM BASE NA REVISTA “MARINGÁ ENSINA” (2006-2012)

ELAINE RODRIGUES

MARIA ANGELINA VIDOTTI MARANGONI

ENSINO DE MATEMÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE A DIFICULDADE DE ENSINAR DOS PROFESSORES E A DIFICULDADE DE APRENDER DOS ESCOLARES

SILVIA PEREIRA GONZAGA DE MORAES

MARIA LAURA ALMIRÃO

NOSSOS LAZARILLOS: O ALUNO PROBLEMA E A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUESTÃO

TEREZINHA OLIVEIRA

MARIA LIGIA TRABUCO BASSAN

FORMAÇÃO ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA:  CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E BRINCADEIRAS INFANTIS

ELIANE MAIO

MARIANA ALVES FERREIRA

REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO ENSINO REGULAR

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

MARÍLIA FAGAN PAVIANI

MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA

TÂNIA DOS SANTOS ALVAREZ DA SILVA

MATHEUS MORAIS DA LUZ

PAULO DE TARSO: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O CRISTIANISMO PRIMITIVO

JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO

MAYARA FERNANDA PEPI DELIVIO

TRABALHO COM TEXTOS POÉTICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID - PEDAGOGIA UEM

HELOISA TOSHIE IRIE SAITO

MAYTHA TATIBANA BORTOLOTTO

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR: DIFICULDADES E DESAFIOS

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

MÔNICA VASCONCELO

RUMO À CIVILIZAÇÃO: O JORNAL DAS SENHORAS E A EDUCAÇÃO FEMININA NO SEGUNDO MEADO DO SÉCULO XIX

MARCÍLIA ROSA PERIOTTO

MONIQUE DE OLIVEIRA DA SILVA

FORMAÇÃO DOS BRINQUEDISTAS QUE ATUAM EM BRINQUEDOTECAS HOSPITALARES DO BRASIL

ERCÍLIA MARIA A. T. DE PAULA

NATALIÊ DE OLIVEIRA MACIEL

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE FRENTE AOS DOCUMENTOS OFICIAIS

FRANCINE MARCONDES CASTRO OLIVEIRA

NATANY CAROLINE SOARES

PIAGET E A AFETIVIDADE: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

CELMA REGINA BORGHI RODRIGUERO

NAYZA LILIAN DE BRITO

CRIANÇA E CONSUMO: A INICIATIVA DA FUNDAÇÃO ALANA

LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA

PALOMA CAROLINE MARIANO

 APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA: O JOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

PATRÍCIA DA SILVA TALDIVO

ATUAÇÃO DA COMPANHIA DE JESUS NO BRASIL COLÔNIA

GILMAR ALVES MONTAGNOLI

POLIANA PÂMELA JUDITE BENEDICTO

INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO PARA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA

RAFAELEN PEREIRA MINGRONE

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA A CRIANÇA PEQUENA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE MARINGÁ - PARANÁ

MARIA DE JESUS CANO MIRANDA

RAQUEL FERNANDES MARTINS

A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CIRCULAÇÃO NA REVISTA NOVA ESCOLA (1996/1997)

ELAINE RODRIGUES

RENATA ARCAIN DE AGUIAR

ATENDIMENTO À PRIMEIRA INFÂNCIA, BASEADO EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS

RUTH IZUMI SETOGUTI


RENATA VALÉRIO SILVA

Políticas para a Formação de Professores no Brasil: Um Estudo sobre as Orientações do Banco Mundial


JANI ALVES DA SILVA MOREIRA

SCARLET CHRISTINE LOPES

OS UNIFORMES DA ESCOLA SANTOS DUMONT (PAIÇANDU - PR): MEMÓRIA E CULTURA ESCOLAR

IVANA GUILHERME SIMILI

SILVANA PEREIRA SÃO CYRILO

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MANDAGUARI - PR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE

TEREZINHA OLIVEIRA

SUZANA EMIKO OKADA

A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

SUZANIR GOMES ROSA

VIOLÊNCIAS NO RECREIO ESCOLAR

IVANA VERALDO

TAMIRES LAYLA CABRERA

ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO CONCEITO DE PERSONALIDADE

SHEILA MARIA ROSIN

TARCILA TUANI DOS SANTOS CARDOSO

 A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ORAL NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA

LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA

TAYNARA SANTANA FACINA

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM LIVROS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E DA SOLIDARIEDADE

MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH

THÁLITA MARCHI PEREIRA

POR QUE CURSAR PEDAGOGIA? UM ESTUDO SOBRE AS SIGNIFICAÇÕES QUE JUSTIFICAM A ESCOLHA DO CURSO

LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS

THAYNARA DE DEUS PALOTA

DETERMINISMO PSICOLÓGICO EM EDUCAÇÃO: DESMISTIFICANDO A RELAÇÃO ENTRE DIFICULDADES ESCOLARES E CONFLITOS FAMILIARES

ALINE FROLLINI LUNARDELLI LARA

VANESSA CRIVELARO ROTA

O ESTADO DA ARTE SOBRE ALFABETIZAÇÃO: EMBATES E EVIDÊNCIAS

LUIZ CARLOS FARIA DA SILVA